Coluna Dois Irmãos
Os números da educação e o feriadão em Dois Irmãos
Entramos em setembro e, com a quantidade de feriados que temos, vai passar em um piscar de olhos. Logo será outubro, aí vem novembro e Natal dos Anjos, enfim, estamos quase no “adeus ano velho”. Ah, lembramos que amanhã e segunda é feriado, dia 20 teremos novo feriadão e dia 29 caiu em um sábado, mas como é Kerb, a semana é mais curta. Portanto, mal entramos em setembro e já podemos nos despedir dele…
NÚMEROS (RUINS?) DA EDUCAÇÃO
Os números do IDEB mostram porque o Brasil está no fundo do poço. Nossa educação está muito aquém do que deveria. Se está ruim no Rio Grande, imagina “lá para cima”, no restante do Brasil. Como amanhã teremos o desfile cívico, não vamos comentar este assunto hoje, mas na semana que vem precisamos abordá-lo, afinal, apesar da nota de Dois Irmãos ser boa – se comparada às demais do Estado – aqui na área de circulação do Diário, Dois Irmãos está com algumas das notas mais baixas da região!
PICANTES
– Falando em educação, tenho notado não só aqui na região como pelo Brasil afora, parece que o civismo foi para o ralo. A Semana da Pátria, que era muito celebrada no passado, hoje se restringe a algumas escolas e parece que até passa despercebida na sociedade, tanto que termina amanhã e nem nos damos conta que ela começou.
– Amanhã teremos o desfile cívico na av. 25 de Julho. Antecipo os parabéns a todos os envolvidos e aos que vão desfilar na avenida, pelo engajamento com a causa cívica.
– Na segunda, dia 10, teremos o aniversário de emancipação de Dois Irmãos, com atividades na praça com brinquedos infláveis e oportunidade para os talentos locais, Jéssica Hansen e Natanael Wickert Giehl. E circula segunda também o caderno com 56 páginas do Diário, então, quem ainda quiser deixar sua marca ou mensagem, tem até hoje, às 14 horas. Aliás, quero deixar um agradecimento antecipado a todos que vão anunciar no caderno, pois a adesão foi muito grande, realmente nos surpreendeu positivamente. Obrigado.
– Falando em educação, quero dar os parabéns à secretária de Educação, Denise Maldaner, e sua equipe por estarem levando a polícia para as escolas. Sei que é um assunto espinhoso, mas se muitos pais são omissos e deixam a (boa) educação por conta da escola, que esta então, ensine a respeitar e dê os limites necessários – que faltam em casa – pois isso é o que mais precisamos para ser País de novo!
– Teremos novidades na Câmara na terça, já que segunda é feriado? Falando em novidade, teremos um novo juiz nos próximos dias. Sabe quem é ele?
– Mudando de assunto, abro espaço para o Neori Eich, cunhado do Caçamba, que nos mandou uma réplica pelo comentário de ontem: “Mauri, você errou. O vereador Caçamba mudou quando entrou na política, sim: o peso era 75 a 80kg e hoje passa dos 100kg”.
– Então, fica o convite, amanhã tem a festa de aniversário do 7, com eventos ao longo do dia. Aliás, a pergunta que não quer calar: quantos candidatos vão circular por lá?
– Finalizando com a mensagem positiva do dia, do Confúcio, o filósofo chinês de grandes ensinamentos que viveu 500 anos antes de Cristo, imagina! “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas, sim, em levantarmos sempre depois de cada queda”.