Conecte-se conosco

Colunistas

Os políticos são o exato reflexo da sociedade

17/09/2018 - 11h00min

Sempre tem aqueles que gostam, mesmo quando se trata de propaganda eleitoral no Brasil. Nos outros países – quando falo outros países me refiro a países do primeiro mundo – a discussão entre os candidatos gira em torno de propostas de governo, bem claras, em detalhes, inclusive, para os eleitores escolherem qual o projeto que mais lhes aprouver. Aqui no Brasil não é nem parecido. Aqui a propaganda eleitoral beira o ridículo, o escracho, onde se mente mais do que se fala a verdade. Mente-se muito mais. Aliás, pouco se fala de coisas verdadeiras. Prega-se o que não funciona na prática. E não se prega o que funciona. Ou seja, mente-se para tentar se eleger, porque o povo brasileiro adora ser trapaceado. No fundo é desinformação mesmo. O povo brasileiro, na sua grande maioria, os que decidem uma eleição, não sabem nada de políticas que funcionam e que não funcionam. São pouco instruídos e se deixam enganar facilmente. Por aqui vivemos numa região de pessoas mais esclarecidas e, mesmo assim, não somos maioria. A minoria tem pouca ou nenhuma instrução. Eles não têm culpa disso. São enganados e servem de massa de manobra desde que nascem. Só cerca de 25% chegam a um nível de esclarecimento ao longo da vida para poderem discernir melhor o que serve para eles e para o País. No entanto, não são eles que decidem.

A PROPÓSITO

O que você escuta na rádio e televisão é um festival de besteiras. Daí se conclui como é possível o Brasil dar certo com este tipo de gente que elegemos. Na média elegemos estes mesmos que estão aí mentindo o tempo inteiro. Não pode um país assim dar certo. No Brasil, 65 milhões de pessoas recebem algum tipo de pagamento do governo. Ou são aposentados, ou recebem algum outro auxílio como doença, maternidade, bolsa-família, pensão, o que se imaginar. São mais pessoas recebendo do governo do que trabalhadores produzindo. No mundo inteiro as pessoas se aposentam por idade. 55, 60, 65 ou até mesmo 70 anos. No Brasil é por tempo de serviço. Aí depende de quem, as pessoas não trabalham nem 25 anos e já se aposentam quando estão na metade da vida. É um escândalo. Ontem mesmo saiu a notícia de que a União gasta mais com aposentadorias do que com Saúde, Educação e Segurança juntas. Nos Estados não é diferente. E em alguns municípios também. E ninguém muda a lei. O presidente Temer tentou fazê-lo para o bem de todos e o que aconteceu? Denegriram tanto a sua imagem que vai para a história como o presidente mais impopular de todos os tempos. Ou seja, as pessoas querem é mesmo mamar nas tetas do governo. Quem for contra estes absurdos e tentar acabar com eles está frito politicamente. Por isso que se fala que os políticos e governantes são o exato reflexo da sociedade. Se o povo brasileiro não é pelo certo e justo, os políticos também não o serão.

CÍRCULO VICIOSO

Vivemos neste círculo vicioso que não nos levará a lugar algum. Todo mundo quer ganhar um cheque do governo. Para poder pagá-lo cobram-se impostos abusivos. Cobrando impostos abusivos as pessoas deixam de produzir. Deixando de produzir sempre falta dinheiro. As consequências são ruas esburacadas, falta de estradas em todos os níveis, pontes, energia, educação melhor, falta de segurança e saúde precárias. Com o sistema político que temos a esperança de dias melhores é zero infelizmente. Há esperança??? A resposta é não.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.