Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Os vereadores pouparam o Executivo de sua incabível burocracia regimental

19/06/2019 - 09h00min

Atualizada em 19/06/2019 - 14h11min

Segunda-feira o secretário da Agricultura, Lucas da Costa de Lima, esteve na Câmara de Vereadores para explicar dois projetos de lei, um envolvendo a produção de mel e outro sobre a cadeia leiteira. Pediu-se rapidez na tramitação e os dois projetos foram colocados em votação na mesma noite, sendo obviamente aprovados. Os vereadores sentiram a importância dos avanços que acontecerão nestas duas áreas e estão se colocando como partícipes do processo. Afinal de contas, eles tiveram a sensibilidade de votar tudo rapidinho, quando os projetos poderiam ficar tramitando na Casa por um mês ou mais. Lentidão esta que se deve unicamente a um regimento interno ultrapassado e obsoleto, que os próprios vereadores já deveriam ter atualizado. Poucos projetos cumprem o rito completo de tramitação na Câmara. Tudo acaba sendo “urgente”, principalmente os pedidos que os vereadores apresentam ao Executivo. Nenhum deles tem paciência para aguentar aquela lenga-lenga que é a tramitação completa. O vereador vai pedir uma roçada em determinado lugar e, se for esperar pela tramitação, é capaz de o inço já ter morrido sozinho. No caso dos dois projetos da Agricultura, os vereadores nada mais fizeram do que poupar o Executivo de sua incabível burocracia regimental.

LEITE E MEL

O título do tópico não é sobre a passagem bíblica (a “terra do leite e do mel”, citada no livro do Êxodo, 3), mas sim dos dois projetos aprovados na segunda-feira: um autorizou o Executivo a ceder um imóvel da Vila Germânia aos produtos de mel; o outro criou Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Leiteira de Nova Petrópolis. Dois temas da mal alta relevância e que serão melhor detalhadas em reportagens do Diário Rural.

METALÚRGICA

O vereador líder de governo, Oraci de Freitas (PP), ocupou a tribuna para falar sobre a instalação de uma nova empresa na Vila Germânia. Ela é do ramo metalúrgico e deve começar a operar até o fim de 2019. A Prefeitura já está tratando das licenças.

TRANSPARÊNCIA

A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis tem um dos sites mais transparentes do Rio Grande do Sul, de acordo com uma avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado. A análise foi feita com relação às exigências da Lei de Acesso à Informação utilizando como ano base 2018. Ao todo, 59 itens do site foram analisados e a Câmara atendeu a 100% deles.

TEMERÁRIA

Ontem a Prefeitura divulgou um vídeo em que o prefeito Lelo fala sobre a liberação de dinheiro para arrumar o asfalto da Linha Temerária. A fala dele deu toda a ênfase à sentença judicial obtida pelo município, obrigado o Daer a agir. Prefeito que deve estar em Porto Alegre nesta manhã, participando da reunião com o Daer para tratar do cronograma das obras. Nei Schneider falou durante a sessão de segunda-feira que possivelmente os serviços de roçada já iniciem nos próximos dias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.