Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Os vestígios que deixamos

14/08/2018 - 11h00min

Atualizada em 14/08/2018 - 11h00min

A segunda-feira começou com forte neblina e baixa visibilidade de quem trafegava pela cidade. Infelizmente, essa baixa visibilidade não impediu todos de verem a sujeira deixada por quem esteve pelo centro da cidade durante o final de semana. São copos e bitucas de cigarro jogados pelo asfalto, além de garrafas deixadas nas laterais dos estabelecimentos comerciais que ficam no entorno da avenida Sete de Setembro. Quem começa o dia cedo na cidade precisa iniciar com uma boa limpeza para que os clientes não encontrem toda aquela quantidade de entulho e lixo em frente às lojas. Bato tanto na tecla do respeito ao direito do outro que acredito não ser necessário lembrar isso aqui – pelo menos com todas as letras. Eu comemoro que o Centro seja usado para lazer e descontração da população, mas quando isso afeta negativamente a cidade, é necessário um cuidado maior. Somos civilizados por um motivo e precisamos nos manter assim.

E NOVAMENTE

Aproveitando esse gancho preciso lembrar a quantidade de vezes que já vimos e ouvimos estancienses bradando aos quatro ventos a falta de cuidado da Prefeitura com a cidade. É complicado ouvir isso e ver essa sujeira deixada pela população – sem generalizar – após o final de semana. Todos devemos fazer nossa parte. Não é como se não houvessem lixeiras espalhadas pela Praça e pela área central, no entanto, aparentemente, é mais fácil jogar no chão e ignorar. As equipes de limpeza da cidade têm muito trabalho a fazer e sabemos que é deles o trabalho de limpar essa sujeira toda, mas me parece uma falta de consideração e respeito. Define-se as pessoas pela forma como elas agem em sociedade. Não posso afirmar o que passa na cabeça das pessoas quando agem assim, porém, posso falar com convicção que já ouvi pessoas dizerem que garis “ganham para isso” ou “vou garantir o emprego do gari”. Se você realmente acha que está fazendo algum bem, tenho uma novidade: não está.

VACINAÇÃO

Com uma semana de Campanha Nacional de Vacinação, 13% das crianças do grupo de risco estão vacinadas. Estância Velha está com mais de 298 doses já aplicadas contra a polio e mais de 300 contra o sarampo. O trabalho nos postos está sendo corrido e ninguém tem ficado sem a imunização. O sarampo havia sido erradicado em 2016, mas voltou a ter casos este ano e, por conta disso, a extrema importância de vacinar todas as crianças e fazer com que a enfermidade volte a ser coisa do passado no Brasil.

REFLORESTAMENTO

A Prefeitura está com doação de mudas e você pode ir até lá buscar e ajudar a arborizar a cidade. Araça, Caroba, Chal-Chal, Goiaba Serrona, Jacarandá e Jerivá, Pitanga, Sibipiruna e Uvaia são as opções que quem for até a Prefeitura encontra. É uma forma interessante de ajudar a melhorar a cidade de forma ampla e gratuita. A cidade – por ser do interior – já é bem arborizada, mas verde nunca é demais e oxigênio limpo muito menos, vamos aproveitar essa oportunidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.