Colunistas

Outra coisa não se pode esperar de nossa Prefeitura

21/05/2018 - 11h00min

A ex-cidade das flores, agora cidade dos galhos, ainda deve demorar para voltar a ter um cenário de normalidade. A situação é tão crítica quanto ridícula. Não tem cabimento a cidade de Ivoti chegar ao ponto em que chegou. Nem Porto Alegre passa por uma situação dessas. Novo Hamburgo também não. Porque Ivoti? Por pura incompetência. De um lado prefeitos fracos, dos piores que Ivoti já teve. O Brasil padeceu do mesmo mal. Uma série de presidentes incompetentes reduziram o país a pior recessão de sua história. Bem, um dos países que inspirou nossos presidentes da República foi a Venezuela. O pobre povo daquele país está entregue a mais absoluta miséria, enquanto as castas de privilegiados do governo vivem num fausto que não se tem tamanho. O Grêmio foi lá e doou mantimentos e outros presentes para aquele povo sofrido, que já passa fome e não tem nenhuma expectativa. Aliás, ontem teve eleições e o presidente bolivariano concorreu sozinho para mais um mandato. A Venezuela virou uma ditadura de esquerda, que só pode dar nisso. E nossos últimos presidentes tinham o governo bolivariano da Venezuela como inspiração para nós aqui no Brasil.

INCOMPETÊNCIA

Voltando a Ivoti depois desta breve passagem pela Venezuela, que foi citada só para dar um exemplo de como se pode acabar com um país que tem a maior reserva de petróleo do mundo e uma cidade como Ivoti, que sempre foi conhecida como um exemplo para o resto do Rio Grande. Além de terminar os últimos anos no vermelho e de fechar os olhos para a redução de 40% do seu PIB nos últimos 20 anos, Ivoti se transformou na cidade dos galhos. Será que a Venezuela é aqui. Tem ruas em que o cenário é de uma terra arrasada. Algo de muito grave aconteceu com Ivoti para chegarmos neste ponto. Como escrevi antes, deixar galhos depositados no meio da rua por um ano a fio sem resolver o problema é muito mais do que incompetência. Simplesmente não tem explicação, mas só a mais absoluta falta de gestão explica isso. E foi o que aconteceu com Ivoti.

GALHOS

Gente, parem e pensem. Não dá para acreditar que isto é verdade. Ignorem toda e qualquer desculpa. A única atitude cabível é demitir quem for o responsável ou os responsáveis. Os responsáveis são os prefeitos que passaram pelo gabinete da Prefeitura de Ivoti, com exceção do último, que assumiu há meio ano atrás e só pegou pepino na mão. Os dois últimos governos são os responsáveis. No ano passado, há um ano, quando a Prefeitura parou de recolher os entulhos de galhos, tinha que ter sido tomada uma atitude concreta, provisória ou definitiva, mas que não deixasse os galhos nas ruas nem por uma semana. Faz um ano e ninguém fez nada. Os prefeitos que passaram na Prefeitura não estão mais. Satoshi teve três meses de administração e tem um pouco de culpa, porque era o prefeito mas agiu como se não fosse. Parte dos 300 pontos de entulhos foram colocados nestes três meses. Martin assumiu com tantos problemas que em meio ano tenta achar uma solução e não encontra.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

A coisa chegou em situação tal que o atual gestor tem que tomar uma decisão. 30 dias para limpar a cidade por exemplo. Já estamos passando vergonha que chega e podemos esperar por mais 30 dias. Ivoti virou chacota nas cidades vizinhas. Com gente competente, que não seja cargo político, dá para resolver em 30 dias. É só botar na cabeça que o problema é sério como se fosse um estado de emergência. Arregaçar as mangas e achar a solução e solucionar o problema. Outra coisa não se pode esperar de nossa Prefeitura.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário