Colunistas

Paciência será necessária, mas o transtorno é grande para quem vai acessar o Campo Grande

09/04/2018 - 11h00min

O trânsito ficará complicado. Isto é certo. Os moradores do bairro Campo Grande precisarão de doses diárias de paciência entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h30, pelos próximos 30 dias. Este é o prazo estipulado pela Corsan para conclusão das obras de implantação da nova rede de esgoto no trecho que vai da rótula da rua Portão até a avenida 1º de Maio. É um espaço curto, mas que ocasionará problemas. Os usuários de transporte coletivo devem sair de casa mais cedo. O pedido é da empresa Silas, responsável pelas linhas circulares. Isto ocorre, pois o desvio programado deve causar um aumento de 15 a 20 minutos no deslocamento.

Além disso, as linhas que saem do Campo Grande e passam pelo Lago Azul também tendem a gerar problemas a estes moradores.

NA LINHA DE FRENTE

A secretária de Administração e Segurança, Áurea Bauer, foi acompanhar de perto o trabalho e a operação da Brigada Militar e Guarda Municipal que apreendeu drogas e uma faca no turno da noite na Emef Otávio Rocha, no bairro Floresta. Segundo as corporações, havia muita reclamação por parte de alunos e comunidade escolar sobre o consumo de entorpecentes nas imediações da instituição de ensino. O trabalho também ocorreu no bairro Rincão dos Ilhéus, na Escola Estadual Princesa Isabel. Ambas oferecem o Ensino para Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.
É bom quando os gestores também realizam este tipo de ação e participam de forma mais próxima das ações desempenhadas pelas forças de segurança.

CONTINUIDADE

A promessa da Brigada Militar e Guarda Municipal é intensificar este trabalho. Considero fundamental esta sequência, porque dá sequência e uma ideia de continuidade junto à população. Essa “blitz” será feita de surpresa, assim como ocorreu na semana passada.

PREVENTIVO

Dentro desta mentalidade de ação, também entra a Patrulha Escolar – da Brigada Militar – que elaborou uma cartilha com uma série de medidas e orientações às crianças. Neste caso, o trabalho é voltado para a garotada que estuda durante os turnos da manhã e noite. Cada aluno, somente das escolas estaduais, recebeu um folder contendo diversas informações. Além de reforçar o respeito entre os colegas, números para denúncia em casos suspeitos, e como se portar nas ruas, são aspectos trazidos pela cartilha. Uma iniciativa muito bacana que, além disso, teve um bate-papo entre os policiais e os jovens. Outro aspecto positivo é que, com a Patrulha Escolar, professores e membros das escolas têm elogiado bastante os efeitos causados.

MAIS CAPACITADOS

Na última semana, os guardas municipais de Estância Velha receberam capacitação. O trabalho foi voltado à utilização de armas não letais no combate à criminalidade. Entre as técnicas abordadas esteve a aplicação da arma de choque, a Spark. Nos últimos dias, os agentes utilizaram o equipamento duas vezes em situações distintas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário