Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 02/04/25
Por Raul Petry
CABOS
Com as obras na Av.Castro Alves se intensificando no que tange aos postes de luz, foram deixados centenas de metros de cabos literalmente jogados ao chão. Ali não têm muito movimento de transeuntes e os cabos estão há duas semanas no chão em estado de abandono. O pessoal das empresas que ficam nas imediações está reclamando da situação.
ACI
Ivoti agora faz parte da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo. Estância Velha, Campo Bom e Dois Irmãos já faziam parte da entidade que foi fundada no ano de 1920. A incorporação de Ivoti aconteceu nos últimos dias. O contabilista Jair Roos é o titular da entidade na cidade.
FORÇA
A ACI, como é mais conhecida, representa o empresariado de diversos segmentos. No início era apenas representativa da indústria. Mais tarde se expandiu abrangendo também os Serviços. Hoje em dia a força da entidade talvez não seja mais tão efetiva como foi há décadas atrás, quando Novo Hamburgo era um mar de empresas de calçados e afins. Com a redução da atividade calçadista e Novo Hamburgo passando mais a ser uma cidade com força no setor de serviços, a ACI se tornou menos importante. Isto não quer dizer que a entidade não tem força junto aos segmentos que representa. Ivoti, portanto, é o quinto município que integra a entidade.
PRESENÇA
Por ocasião da inauguração da nova Prefeitura de Lindolfo Collor, estiveram presentes vários políticos. O prefeito de Ivoti, Valdir Ludwig, compareceu, assim como o ex-prefeito Martin Kalkmann. De vereadores do município ninguém foi visto. Mas a presença mais marcante e que se juntou as autoridades locais foi mesmo a ex-prefeita Maria. Ela representou um deputado estadual e, como tal, meteu a cara e a coragem no meio de todo mundo. Fanática por aparecer em fotos, Maria não perdeu qualquer oportunidade. Fico imaginando se Maria fosse do tempo em que não tinha máquina fotográfica, muito menos celular. A vida dela teria sido muito triste.
ELOGIOS
Eles sim sabem fazer uma festa. Lindolfo Collor sempre se esmerou por promover eventos e festas. A inauguração da Prefeitura foi uma festa de arromba. Mais de 1.000 litros de chopp e uma bandinha esperavam os presentes no evento até a noite de sábado. O prefeito Gaspar Behne é filho do ex-vereador e vice-prefeito de Lindolfo Collor, Eugen Behne. Eugen também foi o presidente da Comissão de emancipação. Ele já faleceu, mas dona Hulda Behne ainda vive. Ela foi vereadora por Lindolfo Collor. Portanto, Gaspar tem no sangue a política, assim como do outro lado, a família Heinle também. As duas famílias se destacavam quando Lindolfo Collor ainda era Picada Capivara e pertencia a Ivoti.