/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 02-02-2026

02/02/2026 - 00h14min

Por Raul Petry

SUB-ESTAÇÃO
Correm burburinhos na cidade de que a RGE construirá uma sub-estação de energia ao lado do estacionamento novo do Núcleo de Casas de Enxaimel. O pessoal quer maiores explicações das nossas autoridades. Como a Câmara de Vereadores está de recesso, a coisa fica dito pelo não dito.

SOLIDÁRIO
O Rotary foi designado como responsável pela arrecadação e distribuição dos recursos cobrados no ingresso do kerb. Foram arrecadados 174 mil e sobraram limpos 81 mil para distribuir entre as entidades. Isto ainda não foi feito pelo Rotary, que prometeu para os próximos dias.

ESTREIA
Foi a primeira vez que aconteceu a cobrança de ingressos. Poderia ter sobrado muito mais. No entanto, sem expertise numa área tão complexa, transferiu-se para uma empresa fazer a cobrança e ela cobrou quase 40% do valor arrecadado. Também teve despesas com equipamentos e a construção dos locais adequados para a cobrança. Como não houve cobrança no primeiro dia em que o público foi grande, podemos afirmar que o kerb teve um público de aproximadamente 30 mil pessoas.

TEMPO
É preciso considerar também o mau tempo que fez no fim de semana do kerb, principalmente a sexta-feira e o domingo. Todos os dias foram intercalados por chuva, tempo nublado e de sol. O tempo não se firmou em nenhum dia. Pelo menos umas 10 mil pessoas deixaram de ir por causa do mau tempo.

SOMA GERAL
Somando-se os 19 mil da cobrança de ingresso, mais os 10 mil da não cobrança de ingresso na noite de quinta-feira, mais os que não pagam e mais ainda as 10 a 15 mil pessoas do re-kerb de Tramandaí, chega-se a conclusão que o público geral beirou as 50 mil pessoas. Nada mau!

MUDANÇA
Concomitantemente a euforia que o kerb ensejou, estamos um pouco apreensivos com as notícias de que o local do kerb não será mais na Praça Concórdia. A ideia é transferir a festa para a área no Palmares onde será erguido um projeto turístico e esportivo. A área foi comprada pela Prefeitura de Ivoti mas o projeto ninguém viu ainda. Opinião é opinião. Tal como acontece numa boa parte das festas em outras cidades que são realizadas no centro das cidades, a pergunta que não quer calar: porque em Ivoti não se pode fazer o mesmo. Exemplos: Kerb e Natal dos Anjos de Dois Irmãos, Kerb de Estância Velha. Oktoberfest de Igrejinha, Oktoberfet de Santa Cruz do Sul, todas elas festas que são realizadas dentro da cidade. Fora daqui a maior de todas, a Oktober de Munique também é no centro da cidade.

RUA COBERTA
Gente, são apenas 10 dias de desvio do trânsito pela Rua São Leopoldo e quatro dias de kerb por ano. E não se trata da festa se estender até as 4 da manhã. O horário parece que é 11 da noite. Depois recomeça só na tarde do outro dia. Como a Rua Coberta será construída justamente ali junto a Praça Concórdia, menos ainda se justifica a saída do kerb do seu local histórico.

Sair da versão mobile