Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 02/10/2025
Por Raul Petry
FERIADO
Neste mês de outubro teremos dois feriados. Os dois vão cair em domingos para desespero das pessoas que adoram feriados. O Dia da Criança, dia 12, será num domingo. Como é feriado nacional, é só mais um que não cai em dias da semana. Não é o único neste mês de outubro. O aniversário de Ivoti também vai cair num domingo. O 19 de Outubro, quando o município completa 61 anos, será num domingo. Ao contrário de outros municípios, o 19 de outubro é comemorado com feriado em Ivoti. No entanto, não tem atividade alusiva ao aniversário.
MUDOU
Antigamente, quando chegava o 19 de Outubro, acontecia o desfile cívico, que não era realizado no dia 7 de setembro e sempre transferido para o dia 19 de outubro. Todas as escolas participavam do desfile cívico além de outras entidades. Hoje em dia não acontece mais desfile cívico. Estranho isso, já que Dois Irmãos e Estância Velha levam muito público para a avenida a fim de assistir o desfile cívico. Não é falta de patriotismo de nossa parte, simplesmente não acontece. Talvez num desses anos desperta uma luz que ilumina as ideias de nossas autoridades e, a partir de então, elas comecem a promover o desfile.
PATRIOTAS
Um dos problemas é como ter vontade de ser patriota numa situação como essa que nós vivemos. Bem que a gente gostaria de vestir as cores do Brasil, mas está muito difícil. Infelizmente os outros países são bem mais patriotias que nós. Nos Estados Unidos a bandeira está por tudo. Nos países platinos é menos, mas muito mais do que no Brasil. Onde se vê a bandeira do Brasil. Até em Brasília, nos prédios públicos não se vê a nossa bandeira.
À BRASILEIRA
Tem coisas que só acontecem no Brasil. Me apontem um país onde existe a figura do Ponto Facultativo, que é feriado mas não é. No serviço público, quando querem fazer feriado em dia que não é, decreta-se Ponto Facultativo. O Ponto Facultativo quer dizer que pode ir trabalhar se quiser, mas o funcionário não é obrigado. Nunca vi alguém trabalhando em Ponto Facultativo. Se um dia alguém fosse trabalhar, seria tachado de trouxa. Já ouvi esta expressão: “tem que ser muito burro pra ir trabalhar em Ponto Facultativo”.
NEGÓCIO PRÓPRIO
Este pessoal um dia tinha que ter negócio próprio para saber o que é trabalhar e trabalhar duro. A vida do empresário não é fácil em lugar algum do mundo, mas dificilmente a vida do empresário é tão dura quanto aqui no Brasil. Só neste governo Lula, que nem completou três anos, já foram criados 25 novos impostos ou aumento da alíquota dos que já existem. Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e não temos retorno algum. Tem países onde o imposto é até mais alto. No entanto, eles tem tudo de graça, o governo paga praticamente tudo e com qualidade.
