Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 02-12-2025

02/12/2025 - 00h40min

Por Raul Petry

PAÍS RIDÍCULO
Aqui não se trata deste ou daquele governo. O Brasil, como nação, é ridículo, dá a impressão de ser uma peça de ficção. Outro dia escrevi aqui sobre o Bolsa Família etc. O Brasil tem aproximadamente 20 milhões no Bolsa Família. Do governo anterior para este aumentou consideravelmente. Só que o governo atual vende a ideia de que acabou com a fome e o desemprego.

AUMENTOU
Mas se o Bolsa Família aumentou em alguns milhões de 2023 para cá, como se explica o paradoxo de ter diminuído o desemprego. O Bolsa Família foi criado justamente para ajudar as famílias que ficam desempregadas até arrumarem emprego. Se tem alguns milhões a mais supõe-se que aumentou o desemprego. Mas não, o desemprego diminuiu e aumentou o número de Bolsa Família. Esta conta não fecha.

DESEMPREGO
Saiu o número do desemprego até o mês passado. A taxa de desemprego ficou em 5,6%, a menor desde 2021. Só que sempre se soube que este número é fictício, fruto da metodologia empregada para calcular o Índice de Desemprego. 20 milhões do Bolsa Família não procuram emprego. Portanto, para o governo, estão empregadas. Isto representa 20% da força de trabalho de 100 milhões de pessoas. Depois tem os desalentados, aqueles que desistiram de procurar emprego. Se não procuram, não entram na conta. São 2,6%.

REAL
Portanto, somando os percentuais de 5,6% mais 2,6% e mais os 20% que estão no Bolsa Família, chegamos a 28%, que é a Taxa de Desemprego Real. Dali para mais. As pessoas que estão no Bolsa Família não produzem nada, no máximo vivem de bico e não querem trabalhar para não perder o benefício.

FICÇÃO
O correto seria os beneficiários do Bolsa Família serem considerados desempregados, pois se estão no Bolsa Família é porque não tem emprego. Só saem do Bolsa Família quando conseguem emprego. O Brasil é mesmo um país que mais parece uma figura de ficção. Como acreditar em 5,6% de Taxa de Desemprego, que se sabe que não existe. Da cabeça de quem saiu esta figura dos Desalentados. Como já frisei, são aqueles que desistiram de pedir emprego porque não conseguem. Na nossa região tem emprego de sobra. Mas um país que tem 20 milhões no Bolsa Família, não incluindo os dependentes, não tem como sobrar gente para trabalhar.

ESTARRECEDOR
Outro número estarrecedor. Nada mais nada menos que 96 milhões de pessoas recebem algum benefício do governo. São os bolsas família, aposentados do INSS, aposentados do poder público, os próprios funcionários públicos, os pescador que recebem um seguro do governo, enfim, outros tantos que tudo junto somam 96 milhões.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.