Colunistas

Panela de Pressão – 03/07/24

03/07/2024 - 05h00min

Atualizada em 03/07/2024 - 09h24min

Raul Petry
FEBRE
Sabe-se que a burocracia faz muito mal para a população. Ela prejudica muito as pessoas. Temos um exemplo em Ivoti que é um bom exemplo de como ela é perniciosa. E olha que é só para obter o cartão do SUS por um morador local. Outro dia, uma senhora veio até o Diário e disse que estava com 39 de febre e que não foi atendida no Mais Vida porque não tem o cartão do SUS em Ivoti embora mora na Cidade Nova. Acho que ela tem plano de saúde porque é professora municipal em Novo Hamburgo. De qualquer sorte, sendo moradora daqui, tem direito de consultar na saúde municipal desde que tenha o cartão SUS aqui em Ivoti. Como não tinha, não foi atendida. Vá lá.
SUS
Para serem atendidas é necessário o Cartão Sus em Ivoti. Correto. No entanto, uma moça que foi fazer o Cartão Sus se queixou da demora. Primeiro tem que provar que mora aqui em Ivoti. No dia seguinte uma pessoa da Prefeitura foi conferir no endereço se conferia. Em seguida a moça se dirigiu para o local onde é o atendimento e pediu o Cartão Sus. Ficou surpresa quando soube que somente seria atendida no dia 18 de julho. Nenhuma explicação, apenas a data em que ela poderia retornar para encaminhar o documento. Isto que ela tem o cartão digital. Porque a demora não foi explicado. Se ela precisar consultar neste período não poderá.
SINALIZAÇÃO
A Prefeitura está sinalizando todas as principais ruas da cidade. De um modo geral a sinalização está boa, parecida com o primeiro mundo.
FATBULL
O Núcleo de Casas de Enxaimel está se tornando uma parada obrigatória para bons eventos de cervejarias. Lá já tem duas, a Adoma e a Schallen. A Tupiniquim está construindo a fábrica da cervejaria próximo ao Núcleo. E a Fatbull, que hoje fica a cerca de 2 quilômetros, tem projeto para construir a sua cervejaria dentro do Núcleo. O projeto está pronto e as obras iniciarão assim que houver a liberação dos órgãos competentes.
MANUTENÇÃO
O problema é manter a sinalização, porque o desgaste da tinta é rápido e em um ano ninguém mais verá nada. Este é o nosso normal. Pode ser que a partir de agora as coisas mudem e seja permanente a pintura das ruas, faixas de segurança, estacionamento, etc.
ÁREA
A Água de Ivoti adquiriu uma área na Feitoria Nova que deverá ser utilizada para a instalação dos equipamentos da energia solar que será instalada. A propósito, a Água de Ivoti chega tarde, isto já deveria ter sido feito há muito tempo. Com o custo com energia que a autarquia tem, nada mais apropriado do que a energia solar. Não se sabe porque demorou tanto. Não sei como a empresa está de caixa. Se sem dinheiro, poderia muito bem ter feito empréstimo para a instalação da energia solar. Perdeu-se tempo e dinheiro.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário