Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 04/12/2025
Por Raul Petry
CONSEPRO
A eleição para a nova diretoria do Consepro foi na noite de segunda-feira, depois da sessão da Câmara de Vereadores. Foi eleito como novo presidente Miguel Ody. Toda a chapa foi nova, de pessoas que passaram a integrar a lista de filiados do Consepro de uns tempos para cá. O Consepro atual não formou uma chapa. Portanto, a nova diretoria foi aclamada.
2026-2027
Os membros da diretoria anterior disseram que não é fácil integrar qualquer entidade, pois é um compromisso a mais para a pessoa, embora o trabalho não seja diuturno. A nova diretoria já assumiu as suas funções. Como se sabe, o Consepro é o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública. A nova diretoria foi eleita para o biênio 2026-2027.
ATOLADO
Ontem novamente um caminhão carregado não conseguiu vencer a curva na descida da Feitoria Nova, um fato que se tornou corriqueiro e acontece há muitos anos. O de ontem não chegou a interromper o tráfego de veículos, pois o caminhão voltou para trás e o motorista conseguiu deixá-lo parado na rua.
REUNIÃO
Ao mesmo tempo, aconteceu uma reunião entre autoridades municipais e a Polícia Rodoviária para definir ações que visem melhorar o tráfego na perigosa curva. Cá pra nós, não tem uma placa de sinalização avisando os motoristas que ali tem uma curva perigosa. A sinalização na real não existe.
CURVAS PERIGOSAS
A propósito, o centro de Ivoti é rodeado de trechos íngremes por todos os lados. O centro fica num chapadão que tem aclives e declives em direção ao bairro Palmares, Buraco do Diabo e do centro em direção a Lindolfo Collor a partir do bairro Farroupilha. O próprio Buraco do Diabo é rodeado por morros.
MICO
Alás, esta estrada hoje não paga mais o mico de uma sinalização que havia em profusão há anos. De Ivoti a Picada Café tinha dezenas de placas de velocidade, variando de 30, 40, 50 a 60 km por hora a velocidade máxima. Era tão ridículo que nem o autor desta proeza andaria numa velocidade dessas numa estrada. A maioria dessas placas desapareceram. Tem histórias que contam que as próprias autoridades municipais mandaram arrancar fora as placas, de tão absurdas que eram.
SAUDADE
No último domingo, por ocasião da decisão do campeonato interbairros de Ivoti, quando se enfrentaram os bairros Concórdia e Panorâmico, a Rádio Ivoti transmitiu o jogo. O comentarista da partida foi o ex-prefeito Martin Kalkmann. Martin se saiu bem. Vale lembrar que a primeira função dele na vida pública foi ser diretor de esportes da Prefeitura de Ivoti. Neste meio tempo se formou enfermeiro, virou secretário da Saúde, e depois se elegeu prefeito sem nunca ter tido outro cargo eletivo tipo vereador.
