Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 05-01-2026

05/01/2026 - 00h06min

Por Raul Petry

BALANÇO
O que dizer do ano de 2025. Ele terminou tão rápido quanto começou. Todas as pessoas dizem que o tempo parece que passa mais rápido do que antigamente. É claro, o que havia para as pessoas fazer nas horas de lazer no passado. E num passado não tão distante. O celular no começo era telefone móvel e só fazia ligações. Internet praticamente não tinha até o começo dos anos 2000. Mas até então não havia mudado muita coisas.

20 ANOS
O mundo mudou mesmo nos últimos 20 anos. Até então o futebol lotava os campos de futebol, os bailões sempre estavam cheios de gente e a televisão, sim, esta já estava entre nós desde há muito tempo, mas nunca foi capaz de mudar os costumes. O que realmente mudou os costumes foi a internet.

INTERNET
A internet esvaziou os campos de futebol, grande parte dos campeonatos não existem mais, grande parte dos salões de baile não existem mais e o que existe mesmo é o aparelho celular. Dizem que a gurizada não quer mais jogar futebol, passa a madrugada grudada na internet e o dia dormindo. Onde foi parar o público que lotava os campos de futebol. Onde foi parar o público que lotava os salões de baile. São perguntas que não querem calar.

BAILES
É impressionante como mudam os costumes. Há 20 anos tínhamos o Salão Gewehr, o Salão Gehm, o Salão Bier, a Sociedade Lyra de Estância Velha, o Santa Cecilia e o Musiks em Dois Irmãos, o Salão Bela Vista de Bom Princípio, o Salão Flach de São Vendelino e outros tantos menos votados e afora os das grandes cidades. O Gigante do Vale e o Clube Scharlau também lotavam todos os fins de semana. Sobrou quem? O Gewehr, o Musiks renasceu e aqui na região ficamos por aí. Onde vão as milhares de pessoas que frequentavam estes salões? Aumentou a população e diminuíram os locais frequentados.

COSTUMES
A internet foi um divisor de águas. Conheço duas pessoas em vários municípios da região que nunca tiveram celular e não querem ter. Não vou revelar o nome, de qualquer forma é uma opção deles. A internet fez com que as pessoas conheçam mais coisas pelo mundo, afora mas muitas vezes não conhecem nem os vizinhos. Ela trouxe muitas coisas boas. No entanto, afastou as pessoas daquela convivência mais próxima umas das outras que existiam antes. Isto fica restrito para os mais velhos. A juventude é outra, não dá para comparar com a juventude dos pais muito menos com a vida que tinham os avôs.

NATAL
O Natal continua inabalável como grande data da cristandade. Mas não dá para dissociar o Natal com o comércio. O fato das pessoas presentear os conhecidos e amigos faz com que o comércio se movimente. Uma semana antes do Natal os comerciantes só tinham queixas. Na última semana deslanchou. É assim todos os anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.