Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 05-11-2025
Por Raul Petry
MACEIÓ
O vereador Ivanir Mees tirou uma semana de férias e foi curtir as praias de Alagoas. Um vereador ganha pouco, mas dá uns 120 mil nos 4 anos de mandato. Dá para fazer alguma viagem, já que todos têm o seu trabalho e o mandato de vereador é um plus que tiram nas noites de segunda-feira por uma hora e meia de trabalho.
ALEMÃO
Tem Câmaras de Vereadores que são muito atuantes no que tange a assuntos estaduais, nacionais, até mesmo internacionais. Talvez o povo de Ivoti gostaria de saber a opinião de seu vereador com relação aos pedágios do governo do Estado. Agora mesmo foi anunciado que da entrada de Estância Velha até Gramado serão seis pedágios num total de 21 reais até lá. Isso é um deboche para a população. É tirar sarro de todo mundo.
IPVA
Os brasileiros de um modo geral e os gaúchos em particular são babacas. Literalmente dizem amém às maiores atrocidades que são cometidas pelos nossos políticos. O caso do IPVA é uma delas. Metade do carro é imposto quando você compra ele. Depois tem que pagar todos os anos o IPVA. Você é penalizado porque é proprietário de um carro. Em São Paulo a taxa é de 4%. No Rio Grande do Sul 3% sobre o valor do carro.
SÓ AQUI
Louros ao Paraguai, tão amaldiçoado no passado, mas que está dando um vareio no Brasil em quase tudo. Lá não existe IPVA, assim como no resto do mundo. Aqui você tem que pagar todos os anos para ter direito ao carro. Em 20 anos o sujeito paga o carro todo de novo.
TRU
Os mais antigos se lembram quando pagavam a TRU – Taxa Rodoviária Única, criada pelos militares para financiar os investimentos em estradas. Depois os políticos mudaram o nome para IPVA e o dinheiro era para ser canalizado todo ele para a construção e manutenção de estradas. Depois inventaram os pedágios com a mesma finalidade. Não demora e inventam mais um imposto sobre os carros.
LOUCURA
Se você pensar o quanto paga de imposto sobre o carro em si e a gasolina, é uma doideira. O preço da gasolina ainda é pior que o percentual de imposto sobre o carro. Somando o IPI e o ICMS, dá mais de 50% no carro novo ou usado. A composição do preço da gasolina vai pelo mesmo caminho. Mais de 50% são impostos. O brasileiro é saqueado pelo governo, só falta tirar-lhe a roupa.
MELHOR
Neste fim de semana Presidente Lucena comemora 33 anos de emancipação de Ivoti, o município-mãe. O grande evento é a XVII Schmierfest no Parque. A programação é variada. No entanto, onde quero chegar é no prefeito Nilo Hansen. Foi vice em Ivoti e depois o primeiro prefeito. Vou repetir mais uma vez: sem dúvida o melhor prefeito que conheci. Era estadista e não político. Uma cabeça privilegiada que só pensou no futuro do município. As suas marcas ele deixou em várias obras.
