/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 06/10/2025

06/10/2025 - 05h48min

Por Raul Petry

PEDÁGIOS
Havia um tempo em que praticamente todos os sábados tinha um pedágio na cidade. As causas são nobres, as pessoas trabalham de graça para angariar fundos para os mais diversos motivos. No entanto, tantos pedágios começaram a incomodar os motoristas e atrapalhavam o trânsito.

LEI
A partir desta constatação, o vereador Ivanir Mees fez uma lei aprovada na Câmara Municipal que limitou os pedágios a apenas um por mês. A lei obriga no mínimo quatro pessoas para cada sentido do trânsito, a fim de que não se formem longas filas. Esta é a típica lei inteligente, que está ao alcance dos vereadores.

DESCULPA
Esta legislatura é de longe a que mais leis está fazendo, honrando cada voto que os vereadores receberam. Nas legislaturas passadas sempre havia a desculpa de que os vereadores eram proibidos de fazer leis que onerem os cofres públicos. O vereador não pode criar despesas. Esta função é específica do Poder Executivo. No entanto, quando da votação do orçamento todos os anos, há a possibilidade de mexer nos valores constantes no orçamento.

TERRA SEM LEI
Há muita lei para ser feita ainda em Ivoti. Um bom exemplo é esta dos pedágios, que não cria despesas, mas que disciplina uma atividade que acontecia na cidade sem nenhum regramento. Os pedágios eram uma terra sem lei. Com menos pedágios, se arrecada mais sem serem inoportunos com os motoristas.

DESAFIO
Vou lançar aqui um desafio. Porque os vereadores não disciplinam a instalação de quebra-molas na cidade. Ou simplesmente os proíbam, com exceção daqueles permitidos por lei. Sabe-se que somente são permitidos quebra-molas na frente de escolas e hospitais. Um dos subterfúgios que utilizam é disfarçar o nome de quebra-molas chamando-os de elevadas. No fundo é tudo a mesma coisa.

PRAGA
Aqui em Ivoti deve ter uns 10 no máximo. Em outras cidades vizinhas viraram uma praga e sinceramente não sei com os motoristas aguentam a proliferação destas pragas sem abrir a boca ou pegar picaretas e dilapidá-los. Sinceramente, a favor deles tem qual explicação? Evitar o risco de acidentes? Pois bem, para tanto já há legislação penal e civel para dar conta do recado. Se alguém não cumpre as leis do trânsito, está sujeito à legislação pela infração cometida. Assim é em 99% das ruas da cidade onde não tem quebra-molas.

IDEIA
Tenho uma ideia maravilhosa nesta área dos quebra-molas. Algum vereador se habilita para pelo menos conhecê-la. Alguma coisa tem que ser feita para eliminar estas barreiras no meio das ruas. De novo, nossas autoridades dizem que tem pilhas de pedidos de quebra-molas. Gostaria de ver estes pedidos para fazer uma avaliação melhor. Ou os 70 pedidos que teria em Ivoti não podem ser revelados.

Sair da versão mobile