Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 07/02/2024

07/02/2024 - 06h00min

Atualizada em 07/02/2024 - 10h19min

INAUGURAÇÃO

Inaugura amanhã o Casarão 48, que fica na Picada 48 Alta, no antigo Bar Fritzen, bem na rótula na entrada da 48 Alta. Mais um ponto gastronômico e que enriquecerá muito o turismo na região. É impressionante como cresce o turismo em Ivoti. De uma cidade que não tinha praticamente nada para oferecer em termos de entretenimento, agora tem várias opções. Sem falar na gastronomia. Temos ótimos restaurantes e quase de tudo que a área gastronômica oferece para as pessoas, desde as mais simples aos mais exigentes. Quer comer um sushi, tem opções em Ivoti. Quer um prato mais sofisticado, tem em Ivoti. Pizzas tem aos montes, onde se destaca a mais antiga, que tem como mentor o vereador Satoshi. A Pizzaria Alface existe há muitos anos. Quanto mais concorrência, mais ela se sobressai por sua qualidade, embora o preço não seja dos mais baratos. Satoshi sempre frisa que ele produz uma pizza diferenciada, que o público não encontra outra parecida.

PÓLO

No entanto, pizzas e sushi à parte, o Buraco do Diabo e entorno estão se transformando num verdadeiro pólo turístico e cervejeiro. Teremos um pouco tempo quatro cervejarias gravitando em torno do Núcleo de Casas de Enxaimel. Este ano comemoramos o bicentenário da imigração alemão no Rio Grande do Sul. E pensar que os primeiros imigrantes alemães se estabeleceram justamente onde hoje é o Núcleo de Casas de Enxaimel. Sabe-se que devido as enchentes eles se mudaram para a parte alta daqueles morros que circundam a Feitoria Nova e onde hoje fica a cidade de Ivoti. Eles foram embora mas a arquitetura alemã que trouxeram da Alemanha continuou lá. E hoje usufruímos dela para atrair muitos turistas para Ivoti. Outro dia uma senhora disse que ela preferia vir até Ivoti ou Dois Irmãos. Ela revezava as duas cidades porque era muito mais perto de Porto Alegre e o clima é igual ao da serra.

TIRANDO

Ou seja, hoje estamos tirando turistas da serra propriamente dita. Quem sobe a serra, na sua maioria são turistas de outras regiões do Brasil. Os moradores da grande Porto Alegre vem 10 vezes para Ivoti e sobem a serra quando cai neve. Em resumo é isso. A explosão turística de Ivoti é bem-vinda e foi uma necessidade para nossa cidade. Uma cidade tão perto dos grandes centro e com seu ar interiorano tinha que aproveitar melhor o turismo como vem sendo feito já agora. Todos os prefeitos contribuíram. No tempo de Arnaldo, iniciou-se a restauração das casas. No tempo da Maria se criaram os primeiros eventos como a Feira do Mel e das Flores. E Martin agora está incentivando o turismo como nunca. Basta dar a ideia como o Festival da Cachaça e a ideia acaba se transformando em realidade. Cada um faz a sua parte.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.