Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 07/04/25
Por Raul Petry
O QUE DIZER…
A Páscoa de Ivoti, nesta sua terceira edição, dispensa comentários. Mas já que o espaço está aí, vamos usá-lo hoje só para elogiar. A Páscoa em Ivoti está apenas na sua terceira edição. No entanto, parece que tem 50 edições. Em primeiro lugar, diante do sucesso do evento, devemos evocar o ex-prefeito Martin Kalkmann, já que a ideia de fazer da Páscoa um grandioso evento, foi dele. Importou da sua cidade natal, Colinas, onde se realiza um grande evento na passagem da Páscoa. Não importa. O que importa é que temos hoje um evento que não deve nada a ninguém. Ele é grandioso e deve dar muito trabalho para organizá-lo. Por isso, depois de Martin, é preciso elogiar o trabalho do Turismo na pessoa da secretária Rayama, que se superaram. A decoração do Núcleo de Casas de Enxaimel é simplesmente espetacular. O lugar já é um cartão de visitas em si. Mas a decoração de todos os espaços é simplesmente sensacional. É de encher os olhos. Quem vem uma vez, vem de novo no ano seguinte.
PERFEITO
Se o lugar é perfeito por natureza, merece também um acesso perfeito. Isso ainda não temos. O estacionamento agora abriga dezenas de veículos e tem lugar para abrigar o dobro. No entanto, para o acesso que temos e que continua o mesmo, não dá para aumentá-lo. O público ontem foi grande. O acesso não chegou à beira do colapso como na última Feira do Mel, quando colapsou. Desta vez tinha cerca de 20% menos gente do que na Feira do Mel, quando literalmente colapsou e o acesso ontem não foi um grande problema. O novo estacionamento de fato ajudou muito. Agora temos que dar o próximo passo para a solução do problema. Aí precisa mais um acesso e não só a Rua Feitoria. Esse acesso tem que vir lá dos lados do bairro Palmares e cair direto no novo estacionamento. As pessoas entram por ali e saem sem precisar utilizar a Rua Feitoria. No papel a solução está dada. Agora depende das autoridades municipais abrir a estrada, que é na prática um pedaço da Leonel de Moura Brizola.
FORA
Ontem de tarde estive apenas meia hora no Núcleo de Casas de Enxaimel. O suficiente para ao menos encontrar um conhecido. Porém, não encontrei ninguém, tirando fora o pessoal que estava trabalhando. 99,9% gente de fora, meros desconhecidos. Melhor assim, já que eles trazem dinheiro que gastam aqui. Ou seja, vendemos para fora e não para as pessoas daqui. Não havia uma tenda ou local de venda de produtos que não estivesse com público. Na maioria dos lugares tinha fila. Não deve ter um comerciante que não estivesse satisfeito. O pavilhão das flores estava cheio, o pavilhão principal cheio, o pavilhão do artesanato idem. A casa do artesão e as tendas todas com bom público. A Casa Adoma dispensa comentários. As áreas de lazer também estavam cheias de gente. Foi um domingo para não botar defeito