Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 07-05-2026
Por Raul Petry
FLORES
Pela 31ª vez será realizada uma Feira das Flores na Praça da Emancipação, no centro de Ivoti. A Feira sempre é realizada na véspera do Dia das Mães e vai das 8 às 18 horas do sábado, dia 9. Um total de seis produtores irão atender o público.
MONUMENTO
Por falar em flores há um certo descontentamento com relação a construção do monumento às flores na Praça Concórdia. Os descontentes alegam que o assunto não foi suficientemente debatido principalmente com relação a flor que é para ser o símbolo de Ivoti, a petúnia.
ASFALTO
O trânsito está um tanto tumultuado no centro no entorno da Av. Capivara, desde a Socaltur até a Morada do Sol. Estão fazendo recapeamento do asfalto da Av. Capivara e ruas adjacentes. O trânsito tá complicado ali, quem puder evitar que tome outro rumo. A propósito, temos várias frentes de trabalho na cidade. Outra é a construção do passeio público na Rua São Leopoldo que está ficando bonito. A rede de água foi colocada nos dois lados da rua, para não mais acontecerem vazamentos que obriguem abrir o asfalto.
CALÇADÃO
Também está em obras a própria Av. Presidente Lucena junto a Praça Concórdia. Ali vai ser construído um calçadão num trecho de cerca de 100 metros. A obra parou por causa de uma desconformidade da pedra que estava sendo utilizada. Ela não tinha as especificações que constavam na licitação.
FELIZES
Conversei com pessoas que não tinham direito automático a receber remédios da farmácia municipal e tinham que consultar primeiro um médico municipal. Estas pessoas agora se sentem aliviadas pelo fato de ter diminuído a burocracia. Esta pessoa consulta médico cardiologista e tinha que sempre consultar dois médico. Com a nova lei do vereador Ivanir Mees, agora o paciente sai do consultório do cardiologista e vai direto na farmácia do município. Resta saber se o temor de aumento de custos para o município vai se concretizar. O temor existia mas não preocupava. As autoridades municipais sabem que tem que atender bem a população, ainda mais na área da saúde, que sempre foi muito boa em Ivoti.
MÃES
Não dá para esquecer que neste domingo transcorre o dia das mães, uma das datas que movimenta mais o comércio no ano, perdendo só para datas muito especiais como o Natal por exemplo, e rivalizando com o Dia dos Namorados. Quem mais espera esta data são os restaurantes de um modo geral e especialmente da serra. Um dos presentes que as mães geralmente recebem entre outros é sair para almoçar. Antigamente era a mãe que fazia o almoço e hoje não é mais tanto assim.