Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 07-07-2025
Por Raul Petry
DE FORA
Há duas semanas o ex-prefeito e atual corretor de imóveis Arnaldo Kney ocupou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre a situação dos imóveis em Ivoti, mais precisamente moradias. Logo se estabeleceu um debate entre quem era de fora e quam era nascido aqui. Cá pra nós, este tipo de colocação não faz o menor sentido. Para quem importa se a pessoa é daqui ou veio morar aqui.
INSISTÊNCIA
<Mas houve insistência sobre este assunto e muitas vezes se voltou a lembrar quem era daqui ou não. Mais da metade da Câmara Municipal não nasceram aqui, os últimos dois prefeitos não são daqui, a maioria dos vereadores não é daqui, e daí!
GRANDEZA
Todo o Vale dos Sinos foi erguido por imigrantes que vieram de todo o Estado e do oeste de Santa Catarina. As pessoas vieram para cá atrás de trabalho. E com o seu trabalho foi possível a construção do Vale, da Serra e de outras regiões do Estado. Nada mais normal. E quando chegaram aqui tiveram que morar muitas vezes precariamente, mas logo conseguiram se estabelecer.
O episódio da imigração remete aos dias de hoje. Só para não deixar passar batido. Tinha uma pessoa em Lindolfo Collor que ia todas as semanas para as Missões e voltava com a kombi lotada de imigrantes. De lá para cá muita coisa mudou. As pessoas continuam chegando, só que agora é outro tipo de morador, com mais poder aquisitivo, o que dá a impressão de que Ivoti não tem mais lugar para pessoas de baixa renda.
O preço dos imóveis ficou inacessível para pessoas de baixa renda, o que cria um problema muito sério. Não tem mais mão de obra, se você passar em 10 negócios, 9 reclamam que falta gente para trabalhar. Os terrenos ficaram caros e os de renda mais baixa não conseguem comprar o terreno e financiar uma casa. Dois financiamentos não é possível.
MINHA CASA
Comprar terreno e construir custa mais caro que comprar um apartamento pelo Minha Casa Minha Vida. Aí que entra o absurdo de querer aumentar os impostos por parte da Prefeitura. Arnaldo vai na Câmara e acha que a Prefeitura tinha que dar isenção no ITBI e isentar os imóveis de IPTU nos primeiros anos, além de outras isenções para viabilizar a casa própria para a mão de obra mais barata. Aí é que tá o aumento do custo proposto pela Prefeitura. Tem que diminuir os custos e não aumentar ainda mais.
VIABILIZAR
Precisamos viabilizar a moradia para os trabalhadores. Sem eles não tem produção na maioria das empresas. O que precisa ser feito é incentivar a construção de moradia para estes trabalhadores. Evitar que vão morar nos municípios vizinhos e garantir mão de obra para as empresas. Daí que não se compreende querer cobrar ainda mais em vez de baratear os imóveis.
