Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 07-08-2025

07/08/2025 - 00h52min

Por Raul Petry

PREPARATIVOS
Esta semana é de muito trabalho para quem está envolvido no Festival da Cachaça, que inicia na noite de sexta-feira. As cachaçarias devem produzir a todo vapor. A demanda por cachaça e derivados será grande. Por exemplo, tem os licores.

SOLENIDADE
Na noite de sexta-feira, tem muitas atrações, como shows, mas a principal atração quando se tem um evento do porte de um Festival da Cachaça é a solenidade de abertura. Ali é o espaço onde os convidados desfilam, entre eles políticos como deputados, patrocinadores, representantes das cachaçarias, enfim todos aqueles que vão usar a palavra para enaltecer o evento.

ABERTURA
Por fim, acontece a abertura do evento no discurso final, quando a palavra sempre fica com o prefeito. É ele a estrela maior daquele momento. Afinal, todos os grandes eventos de Ivoti tiveram sempre um prefeito por trás. O kerb é hors concours, pois existe desde que os alemães vieram para colonizar o Brasil. As Feiras do Mel, Rosca e Nata e a Feira das Flores foram criadas quando a prefeita era a Maria. Depois veio o prefeito Martin, que organizou as primeiras edições da Páscoa em Ivoti.

IVOTCHÊ
Com relação ao prefeito Valdir, ele também no primeiro ano já tem o seu evento. Trata-se em setembro agora, quando acontecerá a primeira edição do IVOTCHÊ, um evento tradicionalista que vai na esteira do Festival da Cachaça e que precede a realização da Semana Farroupilha. Causa certo espanto que o prefeito Valdir mal assumiu e já tem o seu evento.

8 HECTARES
Também foi adquirida uma área de 8 hectares no bairro Palmares, num chapadão que existe ali e que tem uma vista muito bonita. Ali deverão ser erguidos espaços para a prática esportiva e a realização também de eventos. A finalidade mesmo não sei bem ao certo, mas é por aí. Esta foi mais uma iniciativa do atual prefeito, que já fez muito em pouco tempo.

ÁREAS
A compra desta área pode recuperar um pouco o quanto Ivoti perdeu com a não compra do entorno do ginásio municipal principalmente pela gestão do então prefeito Arnaldo. A área dos fundos foi oferecida pelo Instituto de Educação Ivoti que inclusive ofereceu facilitação para pagamento. Nem assim, a administração municipal da época se interessou. Depois tinha ainda a área ao lado, onde ficava o campo do Gaúcho, que também poderia ter sido comprada na época. E tinha ainda um terreno no outro lado do ginásio, na Régis Bittencourt, que também podia ter sido comprada. Perdeu-se tudo e hoje o ginásio está ali cercado por casas.

FUTURO
Quanta coisa poderia ter sido feita ali, numa área nobre. A falha não foi só do prefeito da época, mas também dos vereadores. Eles poderiam ter tido a lucidez de pressionar o Executivo para a importância da compra do entorno do ginásio pensando no futuro. Quando se tem gestores públicos que só pensam no dia de hoje e não no amanhã, acontece isto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.