Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 07-11-2025

07/11/2025 - 00h46min

Por Raul Petry

NATAL
Muitas cidades já estão em clima de Natal. Aqui em Ivoti a Prefeitura ainda não deu o pontapé inicial para a decoração do Natal no Coração, um evento que não é dos maiores. No entanto, é criativo e deixa a sua marca em todos os finais de ano em Ivoti.

VENDAS
Como a atual administração municipal tomou a iniciativa de se desfazer de duas áreas municipais e a população cerrou fileiras para que isso não acontecesse, tem vereador que acha que para esta finalidade tinha que ter uma lei que obrigasse a realização de audiência pública quando da venda de patrimônio municipal. Duas vendas, duas rejeições da população. Eis aí a decisão da iniciativa de propor audiência pública para qualquer venda de patrimônio.

FLORES
Olha, hoje com relação a 5 anos atrás, se vê no mínimo o dobro de flores florindo desde residências, praças, canteiros, ruas e até negócios. Há uma preocupação maior em florir a cidade. Olha, tinha que dobrar a situação de hoje. Florir a cidade é uma obrigação nossa, que não pode ser negligenciada. Sinceramente, não sei como administrações passadas tiveram a coragem de chamar Ivoti Cidade das Flores e os próprios prefeitos não tinham nenhuma preocupação com tal.

SAÚDE
Muito se fala em SUS como um bom programa de saúde que não teria em outros países. Sabe-se que a saúde é cara e oferecer saúde universal para a população custa muito dinheiro. Nos EUA, por exemplo, o Estado não oferece saúde de graça. Ela é cara e as pessoas não deixam de ser atendidas, mas a conta vem para a família. Aqui se atende todo mundo. O SUS nos nossos municípios é bom. O problema é quando as pessoas são acometidas de doenças graves e precisam ser hospitalizadas em outros hospitais com mais recursos.

INFARTO
Por exemplo, uma pessoa que é acometida de um infarto, vai ficar aguardando leito na rede hospitalar. O hospital daqui não tem condições de atender este tipo de paciente e o máximo que pode fazer é manter o paciente aguardando até aparecer o tal do leito num outro hospital. Faz mais ou menos 10 anos que o pai de uma funcionária do Diário teve um infarto e estava aguardando leito aqui em Ivoti. Na época quem salvou ele foi a ex-prefeita Maria, que deu um jeito de arrumar leito para ele.

ONCOLOGIA
Quando se trata de casos de câncer as pessoas as vezes morrem em casa por falta de leito. Teve agora um caso na região em que a pessoa morreu de câncer em casa depois de esperar atendimento por 2 anos.

COLUNA
Em Santa Maria do Herval, a família se obrigou a recorrer para a Justiça, pagando caro um advogado, para que o pedreiro que teve lesões na coluna cervical pudesse fazer a cirurgia que ele necessitava. A Justiça manda atender. A diferença da Justiça para Maria no caso de Ivoti não é nenhuma. Ambas são fura-filas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.