Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão – 08/04/24

08/04/2024 - 06h00min

Atualizada em 08/04/2024 - 09h21min

Raul Petry

NUNCA

Não sei o que aconteceu de uns tempos para cá. As reuniões da Câmara Municipal era monótonas e não duravam mais de 45 minutos, se muito. De repente, começou a aparecer gente para usar a tribuna e se manifestar. Por exemplo, os donos das empresas que pediam incentivo do município vão lá para explicar qual era o investimento que fariam. Em dado momento alguns secretários foram na Câmara para falar sobre as suas pastas. Todas estas iniciativas dos vereadores e do público que se dispôs a ir lá valorizaram o Legislativo, mas não o suficiente para o que ele merece ser. As coisas ainda são muito fraquinhas, quase ninguém dos 9 vereadores abre a boca para falar alguma coisa e por aí vai. Tirando fora os projetos que são votados e que não são de iniciativa dos vereadores e geralmente são rapidamente votados, sem qualquer discussão, sobra muito pouco de útil. Em muitas oportunidades, o que acontece de mais rico nos 60 minutos que dura uma sessão, é lá no finzinho quando Marli fala da dengue e da covid. Ela dá números, isolamentos, pessoas com dengue. Ia compará-la com o Jornal Nacional, mas não dá mais, porque no jornal da Globo só notícia que interessa para um lado. Marli não toma partido.

EMPURRÃO

As vezes dá vontade de dar um empurrão neles quando um assunto cai de maduro e todo mundo fica quieto. Tirando fora a briga do Pires com o Édio, o resto é um tédio. Ninguém quer falar de colega, quando isto é a coisa mais normal num Legislativo, ninguém quer se comprometer com nada, são 9 rainhas da Inglaterra. Para quem não sabe, a rainha da Inglaterra não manda nada e nem opina sobre nada. Ela não serve para nada. Que me desculpem, mas os vereadores de Ivoti também servem para pouca coisa. Eles podem estar achando que estou sendo injusto, mas é a mais pura verdade. Quando a delegada do RS na conferência do Conae trouxe informações riquíssimas sobre como o governo trata a educação, cuja reunião foi um espanto, nenhum vereador soube o que fazer com aquelas informações que a delegada trouxe. Ficou por isso mesmo.

RENÚNCIA

De lá para cá caiu um dilúvio sobre a educação em Ivoti e eles continuam sem se mexer. Vamos ser justos, Ivanir, Marli e Volnei até dão seus pitacos. No entanto, muito pouco para o que o momento exige. O episódio do livro O Avesso da Pele, que levou o vereador Edio Vogel a dizer três ou quatro vezes que renunciaria se aquele vídeo que trouxe passagens do livro fossem verdadeiras e o livro enviado pelo governo federal para escolas de ensino médio. Pois bem, Edio deveria ter renunciado. Talvez foi a primeira vez que um vereador de Ivoti disse que renunciaria. Eu nunca vi. Édio não tem oposição? Deixaram passar uma oportunidade de ouro para transformar a Câmara no momento mais alto que já alcançou. Livro pornográfico em sala de aula, vereador que prometeu renunciar, a educação de Ivoti em xeque, meu Deus, quanto assunto, e nada aconteceu até agora. Os 9 se parecem mais com uma confraria em vez de estarem lá para defender os interesses de seus eleitores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.