Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 08/09/2025
Por Raul Petry
ESTREIA
Este fim de semana foi a 1ª edição da Ivochê, um evento que promete se perpetuar no nosso calendário. Trata-se de um evento tradicionalista, algo que nós nunca pensávamos em transformar num evento de porte. O que sempre aconteceu foram os eventos promovidos pelos CTGs e piquetes. Agora se faz um evento tradicionalista de relativo porte já na primeira edição. Bastante gente compareceu principalmente no domingo. E muitas pessoas trajadas à rigor, conforme reza a tradição gaúcha
ABERTURA
Na abertura sábado de manhã, usou da palavra o prefeito Valdir Ludwigs, que lembrou que no Paraguai acontecem muitos eventos deste tipo. Porque não realizá-los aqui em Ivoti. Poucos sabiam que em Ivoti existem quatro CTGs totalmente regularizados. E outros tantos piquetes. A ideia de realizar a Ivotchê foi do próprio Valdir. Na solenidade de abertura Valdir lembrou que o evento foi inspiração dele próprio, mas que conta com o apoio de muita gente. Tanto que a programação neste primeiro evento é bastante variada.
HISTÓRIA
Uma menininha que falou na solenidade de abertura falou dos alemães que vieram para Ivoti no ano de 1828. e contou inclusive a origem a lenda do Buraco do Diabo. Segundo ela, “onde nós estávamos naquele momento”. A menina tem futuro, muito talento, e vai longe.
HINO
Depois foi cantado o Hino Riograndense na presença do deputado Elton Weber, que estava presente. No sábado e no domingo foi uma festa linda, que despertou o sentimento de gaúcho que Ivoti não conhecia neste nível tão alto. É claro que os quatro CTGs são impotantes e contando com eles foi realizado o evento, que promete se perpetuar no calendário de Ivoti.
CORDIONA
O encerramento do Ivotchê foi celebrado em alto nível, com o show do Grupo Cordiona, remanescente da lenda que foi Porca Véia. Aliás, Porca Véia viveu os seus últimos anos em Ivoti e faleceu recentemente. No seu lugar o filho e a esposa tocam o Cordiona, que continua tão forte ou mais que já era quando Porca Véia ainda estava vivo.
ORGULHO
Sem dúvida, o gauchismo do povo do Rio Grande ultrapassa fronteiras. Os CTGs existem no Brasil inteiro e até no exterior. Não existe uma cultura igual a nossa talvez no mundo. Uma cidade pequena como Ivoti ostenta quatro CTGs. E isso acontece no Estado inteiro e nos outros também.
EXTERIOR
No exterior se estima que existem cerca de 1.200 Centro de Tradições Gaúchas, a maioria deles nos Estados Unidos. Isto demonstra as fortes raizes culturais que nos unem. Outro exemplo de pujança é a Expointer. Esta exposição ultrapassou fronteiras e é uma das maiores do agronegócio no mundo. Tudo isso nos orgulha bastante. E agora participarmos diretamente desta tradição é uma marca para Ivoti. Mais uma.
