Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 09-09-2025
Por Raul Petry
TRADIÇÃO
Certamente o Rio Grande do Sul é o Estado do Brasil que mais cultiva a tradição do seu povo. O gaúcho é reconhecido de longe por causa do sotaque. Neste aspecto somos diferentes. A música, a dança, o traje, tudo é cultivado com muita força e amor pelos gaúchos. Aqui em Ivoti a tradição não era tão arraigada como agora, embora houvessem muitos piquetes antigamente comparado a hoje. Mas temos quatro CTGs, o que é muito para uma cidade pequena.
DESTAQUE
Toda esta tradição merece destaque e reconhecimento no município, na medida que se realizou a grande festa gaúcha nos dias 6 e 7 de setembro, no Núcleo de Casas de Enxaimel. O Ivotchê é uma criação do próprio prefeito que, pelo visto, é chegado a realização de eventos. Valdir gosta de participar da vida comunitária, tanto que já foi presidente da Comunidade Católica. E quando das enchentes foi um dos que puxaram a frente no socorro das vítimas.
COMUNITÁRIA
Uma cidade pode levar uma vida normal, voltada para si mesma, sem muito intercâmbio com pessoas de outros lugares. Estas são a maioria delas e este traço é comum a tantas cidades. Ou você pode ser uma cidade que vive em constante intercâmbio com o povo de fora. A nível mundial podemos citar Nova York e Paris, duas das cidades mais visitadas do planeta. A primeira é considerada uma espécie de “Capital do Mundo” e se orgulha muito disso. Paris é adjetivada também de “Cidade Luz” da Europa.
MONUMENTO
Guardadas as devidas proporções, Ivoti começa a sonhar mais alto. Claro que falta muito. A Cidade das Flores tem que se transformar numa Cidade das Flores de fato. Precisamos mais atrações, ter criatividade, apenas para ser uma cidade um pouco diferente da média das outras. Nova York tem a Estátua da Liberdade. Paris tem a Torre Eiffel e Ivoti tem o que? Um Monumento às Flores está em projeto. Olha, com mais uma atração dessas que realmente fazem a diferença, já podemos nos considerar uma cidade que desperta as atenções no Estado.
BRAÇOS ABERTOS
Com atrações variadas, seremos mais visitados e aí só basta colher os frutos de nossa imaginação. Quem diria há 20 anos atrás termos grandes eventos e um lugar tão bonito como o Núcleo de Casas de Enxaimel. Se alguém pegar uma foto de 30 anos atrás do Núcleo quando ainda não tinha nem denominação, vai se apavorar com a mudança. Quem teve criatividade para fazer aquela transformação, pode muito mais, ao mesmo tempo em que faz ouvidos moucos para eventuais e isoladas críticas. Isso faz parte. Como dizia Nelson Rodrigues: “toda a unanimidade é burra”.
