Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 10-02-2026
Por Raul Petry
RETORNO
Por enquanto nada de sessões da Câmara de Vereadores. O retorno está previsto para depois do carnaval, dia 23.
URGÊNCIA
Durante o período de recesso havendo uma votação necessária de forma urgente, é convocada uma extraordinária. As sessões extraordinárias não são remuneradas. Em muitos municípios os caras ganham um extra para ir votar.
DECADÊNCIA
A decadência moral do Brasil chegou a níveis insuportáveis. Em 1992 o presidente Fernando Collor de Melo foi impichado por causa de uma Fiat Elba. Hoje, roubam milhões e, porque não, bilhões, e nada acontece. A roubalheira e outras formas de malversação do dinheiro público está de tal forma disseminada, que não escapa uma instância federal. O país precisa ser passado a limpo e este ano temos uma nova oportunidade para iniciar o processo.
EXEMPLO
Aqui tem que acontecer algo parecido com El Salvador. O pequeno país da América Central elegeu um presidente que prometeu colocar todos os envolvidos em facções na cadeia. Prometeu e cumpriu. Construiu uma prisão para 40 mil pessoas e prendeu todo mundo. O país que estava tomado pelas facções e tinha o número de mortes por 100 habitantes mais alto do mundo, reverteu a situação e hoje é um dos países mais seguros do mundo. Faz 6 meses que ninguém é morto em El Salvador.
INSS
É assustador o estágio de podridão a que chegamos e logo nas instâncias mais altas do país. São milhões para cima que se rouba. Até os aposentados não foram poupados. Falam em desvios de 6 bilhões, mas as estimativas são muito mais altas. Uma quadrilha desviou o dinheiro dos aposentados e só tem duas dezenas de presos porque conseguiram instalar uma CPI e o relator no Supremo do caso é o ministro André Mendonça. Caso contrário ninguém mais falaria no assunto.
BRASIL
Em El Salvador foi possível um presidente que se elegeu com esta plataforma implementar a promessa. Talvez porque o país só tem 6 milhões de habitantes. Aqui no Brasil existe uma coisa chamada de sistema, que não é nada mais nada menos do que quadrilhas em maior ou menor grau que estão no poder. Um presidente que se eleja com uma plataforma de limpar o país talvez não consiga, tamanha é a podridão que tomou conta do país e em todos os níveis.
NOVO GOLPE
Existem golpes e formas de roubar que se renovam. Mas tem um novo golpe na praça que superou todas as outras formas de praticar crimes. É o que o dono do Banco Master de Brasília fez. Ele não contratou advogados para defender ele. O que ele fez foi comprar ministros da última instância. Ele tratou logo de comprar o Judiciário todo. É ou não é uma loucura!