/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Panela de Pressão – 10/09/24

10/09/2024 - 05h00min

Atualizada em 10/09/2024 - 09h10min

Raul Petry

Twitter

Todo mundo sabe que o Twitter mudou de nome. Agora se chama X. Ele mudou de dono. Agora quem é o dono é ninguém mais ninguém que o homem mais rico do mundo. Ele se chama Elon Musk. Não é americano como todos pensam. Ele é natural da África do Sul. Pois o X saiu das telas dos computadores de todos nós. Ele tinha 22 milhões de usuários no Brasil. Não vou entrar no mérito do assunto. Só sei que jamais pensávamos que um dia chegaríamos muito perto donde está a Venezuela. Lá vigora uma ditadura, que iniciou com Hugo Chavez e continuou com Maduro. Por muito tempo fiquei me perguntando como o país mais rico da América Latina na década de 90 foi se transformar num país miserável. 7 milhões dos 30 e poucos milhões de habitantes da venezuela estão espalhados pelo mundo, pois fugiram da ditadura e da fome.

ELEIÇÃO

Pois Maduro é um ditador e resolveu fazer uma eleição depois de mutos anos, eleição esta sugerida por outro presidente amigo seu de país vizinho. Ele jamais pensou que ia se meter numa enrascada, pois perdeu a eleição para a oposição, que fez 67% dos votos. É claro que Maduro na cara dura declarou que foi ele que ganhou a eleição, enfrentou a revolta do povo, matou algumas dezenas de compatriotas, prendeu mais de 1.000 e continua no poder como se nada tivesse acontecido. A pobreza do povo venezuelano contrasta com um detalhe. A Venezuela é o país que tem as maiores reservas de petróleo do mundo. De nada adianta ter tanto petróleo se o país é de esquerda, que depende da pobreza do povo para se perpetuar no poder. As reservas estão lá, mas o governo não tem dinheiro para extrair

o petróleo de lá.

REGIÃO

Aqui em Ivoti e mais ainda em Dois Irmãos existem centenas de venezuelanos que fugiram do país para buscar uma vida pelo menos mais digna. Eles estão espalhados por toda América Latina. Simplesmente não aguentaram o regime, que os aprisiona e não oferece oportunidades de trabalho e salário dignos. O ditador Nicolás Maduro usou de um estratagema manjado já, mas que se repete a cada ano que enfrenta uma crise. Acredite quem quiser, mas o ditador antecipou o Natal para o dia 1o de outubro. Com esta medida ele espera divertir o povo para esquecer a crise.

ESPANHA

O ganhador da eleição, é óbvio, teve a prisão decretada há dias. Os capangas de Maduro reviraram o país de pernas para o ar a fim de apresentá-lo como o opositor que perdeu a eleição. Ah, Maduro simplesmente se declarou vencedor, com 51% dos votos. O mundo inteiro riu da piada. O candidato que efetivamente ganhou a eleição reapareceu esta semana na Espanha, onde pediu asilo político para não mofar na cadeia. Ele cometeu o crime de ganhar a eleição.

Sair da versão mobile