Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 10/11/2025
Por Raul Petry
BOM SENSO
A administração municipal está de parabéns porque tomou a medida correta quanto ao local da realização do kerb. A bem da verdade, desde que assumiu, o prefeito Valdir Ludwig vem dizendo que pretende mudanças na realização de alguns eventos, entre elas tirar o kerb da parte central da cidade, além da cobrança de ingressos. A cobrança de ingressos vá lá, muito embora o público do kerb de Ivoti não está acostumado a pagar ingresso.
Pensando bem, a cobrança de ingressos sempre foi feita por ocasião da realização dos bailes de kerb. As sociedades cobram ingresso como em qualquer outro baile. Como o público tem os shows das bandas para apreciar, nada demais na cobrança de 10 reais de ingresso. E, convenhamos, todo mundo vai pagar R$ 10,00 sem resmungar.
Reinou bom senso entre as autoridades de Ivoti. O que mais preocupava era a pretensão de mudança de local para a realização do kerb. Tirar o kerb da Praça Concórdia parecia uma fixação desde que assumiu a atual administração municipal. Qual o problema que mais incomodava. Fechamento da avenida? Barulho incômodo para os vizinhos? Afinal, porque o kerb tinha que sair da Praça Concórdia, se até a Rua Coberta vai ser lá.
EXEMPLOS
Vamos citar alguns exemplos nacionais e internacionais de eventos que acontecem nos centros urbanos das respectivas cidades. Kerb de Dois Irmãos, Kerb de Estância Velha, maioria dos eventos de Nova Petrópolis, Oktober de Igrejinha, Oktober de Santa Cruz do Sul, Oktober de Munique, na Alemanha. Todos estes eventos são realizados nos centros urbanos das respectivas cidades. Porque Ivoti haveria de ser diferente?
ESCOLHA
O pior foi a especulação que havia em torno do local escolhido para a realização do kerb. Falava-se no campo do S.C.Ivoti. Não sei como não morri ao ficar sabendo da especulação. Seria o maior fiasco da história. O público até que ia ir por causa das atrações musicais. No entanto, o local em si não diz respeito a realização de um kerb. Por favor, tirem da cabeça uma ideia dessas. Melhor, então, não fazer nada. O que faz crescer os eventos e qualquer outra coisa é a repetição, a tradição, a realização sempre na mesma época e, se possível, no mesmo local. No caso do kerb era a mesma coisa do que realizá-lo no mês de julho por exemplo. Não, kerb é janeiro, as pessoas estão acostumadas a frequentar este evento em janeiro e já esperam por ele.
LICITAÇÃO
A primeira licitação para o kerb tinha lance mínimo de 300 mil reais. Foi remarcado para o dia 27 de novembro porque não apareceu nenhum interessado. Foi marcado agora outra licitação sem valor mínimo. Um dos problemas é que está muito em cima. Há pouco tempo para a organização do kerb. Felizmente este pesadelo terminou com final feliz.