Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 11-07-2025
Por Raul Petry
SAIU
Finalmente saiu a programação do Festival da Cachaça, que será nos dias 8, 9 e 10 de agosto e nos dias 15, 16 e 17. O Festival da Cachaça é o mais jovem dos grandes eventos da cidade, excluindo a Páscoa, que começou a ser incrementada há 2 anos.
OS ATUAIS
A Cervejaria Adoma está inovando cada vez mais. Desta feita a atração musical será Os Atuais, às 17 horas de domingo, uma das mais conhecidas e badaladas bandas do Estado. A Casa Adoma fica no Núcleo de Casas de Enxaimel e deve faltar espaço para todo mundo.
PECULARIEDADE
Outra atração da Casa Adoma é o Restaurante que funciona condigno ao espaço e que serve almoço ao meio dia e pratos durante o restante do tempo. A propósito, é o único restaurante que funciona em todo o Núcleo. Talvez esta seja uma deficiência do Núcleo de Casas de Enxaimel. Deveria de ter um restaurante de verdade para as pessoas fazer suas refeições. Hoje em dia o local já comporta um restaurante de bom nível.
CASA AMARELA
Na Casa Amarela funcionou por um bom tempo um restaurante, até que as pessoas que exploravam o espaço fecharam as portas e desistiram do negócio. Até hoje a Casa Amarela não reabriu mais. Seria o local ideal para ter um restaurante ou algo do gênero, bem na entrada do Núcleo.
EM PESO
Tem um ditado que diz que ´vale quanto pesa´. A audiência pública sobre o projeto da Prefeitura denominado Contribuição Urbanística foi na noite de quarta-feira na Câmara Municipal. O povo não é muito afeito a comparecer a este tipo de evento. No entanto, a Câmara Municipal estava lotada.
80%
Cerca de 80% eram funcionários públicos, senão mais. Quando há um assunto em pauta que é do interesse do poder público, eles lotam as galerias ou a Câmara de Vereadores de Ivoti. Não deixa de ser estranho, pois se tratava de aumento de imposto por mais que o prefeito diga que não. Se era a meia boca ou não não importa. O que importa é que o projeto é de aumento de impostos. A história se repete, em Brasília, Porto Alegre e Ivoti. Fazem pressão e acabam levando. O povo disperso, ocupado com sua luta diária pela sobrevivência, carece de lideranças e se ausenta nestas horas.
LEGISLADORES
E os legisladores são suscetíveis a pressão. Houve um ocupante da tribuna que se disse morador de Ivoti: esposo da secretária da Fazenda. Esteve presente um representante de agência reguladora. O próprio prefeito usou a tribuna. Todos eles usando argumentos vagos e que não tem comprovação de nada. Todos querem provar que construir prédio é ruim, que Autarquia de Água não suporta o investimento. Por ironia, todos vivem às custas dos construtores de prédios. No Brasil, se um empreendedor bate na porta de prédio público, pode levantar as mãos ao alto porque o assalto começa por ali mesmo.
