/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 11-09-2025

11/09/2025 - 00h18min

Por Raul Petry

FARRAPOS
Estamos no mês dos farrapos, ou seja, Semana Farroupilha. Quase todas as cidades celebram o 20 de Setembro, data máxima da Guerra dos Farrapos. As festividades geralmente duram uma semana. Muitos locais são decorados com a indumentária gaúcha, bombacha e pilcha entre outros apetrechos. As mulheres usam saias longas, tal com era na época.

MOBILIZAÇÃO
Em poucos Estados deve ter mobilização parecida com a que acontece aqui no Estado. O Hino Riograndense é cantado até nos jogos de futebol e a gauchada gosta do hino mais do que o Hino Nacional. Quando Antônio Britto foi o governador do Estado, ele decretou o dia 20 de Setembro como feriado estadual. Mais um no nosso calendário, que já está recheado de feriados.

GOVERNADOR
Por falar em governador, quem se queimou muito com o povo é o atual governador Eduardo Leite. Ele mal conseguiu falar na solenidade de abertura da Exposição em Esteio. Não sei quem foi mais vaiado, se Eduardo Leite ou o ministro do governo federal.

PEDÁGIOS
O governador se vangloriou quando da epidemia da Covid que depois de muito tempo foi ele que botou a folha de pagamento do funcionalismo em dia. Na verdade, na época, ele se aproveitou dos milhões do governo federal transferidos para o Estado para fazer frente à epidemia. Dali Leite retirou milhões para botar a folha em dia. Na propaganda que fez não fazia menção de que usou o dinheiro da Covid para desviar para a folha de pagamento.

PROMESSA
Outra promessa que fez e não cumpriu foi reduzir o ICMS no primeiro ano de 30 para 25% e em seguida para 17%. Na hora da redução, distribuiu a redução por vários anos e não numa tacada só, conforme havia prometido. Leite foi vaiado durante o discurso na Expointer e deu pra notar que sentiu a vaia.

VAIA
A vaia calou fundo no governador. Ela tem suas razões de ser. O governador está enchendo as estradas com pedágio e a carteira de motorista no Rio Grande do Sul é a mais cara do Brasil. Chega a ser um acinte o preço da carteira de motorista. O preço é desumano. Centenas de milhares de pessoas precisam fazer a CNH para trabalhar e não tem dinheiro suficiente para tanto. Eis aí um bom tema para os deputados tratar. A culpa não é só do governador, os deputados estaduais também tem a sua cota de responsabilidade.

ANISTIA
Mas a maior revolta que Eduardo Leite provocou foi se colocar contra a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Na verdade, a anistia é para ser ampla, geral e irrestrita. Quer dizer que Leite é contra a liberdade de Débora do Batom, que foi condenada a 14 anos de prisão, pasmem, por ter escrito a frase Perdeu Mané na estátua em frente do Supremo. Com isso se queimou com a maior parte do povo.

Sair da versão mobile