Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 11/11/2025
Por Raul Petry
JANTAR
O evento promovido na Colônia Japonesa na noite de sábado foi muito bonito e as pessoas que lá estavam adoraram. Puderam curtir a culinária japonesa na sua mais variada gama de iguarias. Depois de décadas da vinda dos japoneses para Ivoti, só nos últimos anos despertou neles a alma japonesa enraizada no Brasil e passaram a participar ativamente da nossa vida cotidiana.
LIXEIRAS
As lixeiras colocadas no centro de Ivoti pela Prefeitura são um caso muito sério. Eles não colocam um saco plástico no seu interior e fica o lixo jogado ali dentro sem nenhuma proteção. Pior que as lixeiras são transparentes e não condizem com uma cidade que se quer alçar ao topo das mais desenvolvidas da região e do país.
SCHMIER
Na solenidade de abertura da Schmierfest na noite de sexta-feira, quem representou o município foi o vice Alexandre dos Santos. Borracheiro foi o único político de Ivoti que esteve lá, além de Ivanir Mees como vereador. Outro vereador não vi nenhum. Se esteve mais algum por lá que me desculpe. Ao menos no coquetel não estava mais ninguém além de Borracheiro.
FEBRE
Em Ivoti tem 25 academias. Elas cresceram nos últimos tempos na esteira das pessoas se preocupar mais com a saúde. Academia é sinônimo de saúde. O que acontece quando você vai consultar um médico. A primeira recomendação quando chega a hora do prognóstico é que o paciente deve fazer exercícios físicos. Só não tem mais porque as pessoas tem dificuldades de tirar a bunda do sofá. Mas, mesmo assim, 25 academias é muita coisa para uma cidade de 25 mil habitantes.
JOVENS
O que mais chama a atenção é que justamente as pessoas que mais precisam se exercitar são as que menos frequentam academias. A maioria são jovens adultos. Em segundo lugar adolescentes. E só depois vem as pessoas de meia idade. Idosos são poucos. Eu sou um deles. Não abro mão nem por nada de frequentar a academia. Depois que você se acostuma não tem mais jeito. Você passa a ser um viciado mais ou menos como as pessoas que são viciadas em cigarro ou coisa pior. É um vício para quem se acostumou e passou a sentir na própria pele como é saudável o exercício físico.
PRENÚNCIO
Na noite de sexta-feira tivemos o prenúncio de que no ano que vem tem eleições. Nada mais nada menos do que cinco deputados estiveram na abertura da Schmierfest. O normal seria dois ou, no máximo, três. Não dá para tirar a razão deles. Dependem do voto para se manter como tal e a busca do voto não é coisa fácil. A concorrência é grande e os que estão lá tem uma vantagem injusta para com os novos pretendentes. Os estaduais até que não, mas os federais (deputados e senadores), têm as emendas parlamentares que enchem os seus bolsos e garantem a eleição de muitos deles.