Colunistas
Panela de Pressão – 12/07/24
Raul Petry
APOSTA
E aí, quem vai ganhar a aposta que fi zeram na Câmara sobre quanto vai cair a arrecadação de IPTU com a falha de muita gente não ter recebido os carnês para pagamento único. Se é verdade que os carnês só foram mandados por e-mail, muita gente não deve ter recebido e a arrecadação pode ter sido menor do que no ano passado por exemplo. Ou, por acaso, no ano passado aconteceu a mesma coisa?
SUS
E esta do cartão do SUS, que em certos casos leva 15 dias para ser confeccionado. Aconteceu com uma pessoa que não quis acreditar quando a mandaram voltar só no dia 18 de julho para fazer o cartão do SUS. Isto que foi há 10 dias. Enquanto que os outros municípios fazem o cartão do SUS na hora, aqui em Ivoti pode levar 15 dias no caso do morador não ter comprovação de residência em seu nome. Foi o que aconteceu com a moça.
SECRETÁRIO
O secretário da Saúde deu uma explicação que beira a bizarrice. Ele disse que, como a Saúde vai ao endereço indicado para confirmar a residência da pessoa solicitante, é necessário o prazo para a confecção do cartão do SUS. E ainda acrescentou. “Quando o sistema tá fora não tem como fazer na hora”.
PREPARATIVOS
Continuam os preparativos para as convenções municipais que serão realizadas a partir do dia 20 de julho e até 5 de agosto. Nas convenções são escolhidos os candidatos a prefeito, vice e vereadores. E prazo para a oficialização na Justiça Eleitoral vai até o dia 17 de agosto. Portanto, a partir da semana que vem podem ser realizadas as convenções municipais. Só que isto não vai acontecer. Geralmente as convenções são realizadas na última hora, para não dar armas ao adversário. Uma vez os candidatos a prefeito foram escolhidos às 10 horas da noite do último dia depois que foram conhecidos os adversários da outra chapa. Foi uma guerra.
GRAÇA
Naquela época tinha graça as eleições. Não era como agora, que não se pode fazer nada. As eleições movimentavam a economia, porque se confeccionava santinhos e material para a eleição e hoje mal se sabe o que pode e o que não pode ser feito. Havia também a indústria das bandeiras, que faturavam muito nesta época. Adesivava-se carros aos montes e tudo era bonito. Pesquisas eram feitas e não precisavam ser registradas no cartório eleitoral. Aposto que naquela época a frequência do eleitor nas eleições era maior do que agora.
ERRADO
Por falar nisso, não é correto obrigar o eleitor a votar. Os políticos sabem que não são benquistos pelo povo de modo geral. Se o eleitor não fosse obrigado a votar, a abstenção passaria longe de 50%. Outro erro que tira a graça das eleições.