/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Panela de Pressão – 12/08/24

12/08/2024 - 05h00min

Atualizada em 12/08/2024 - 09h18min

Raul Petry

PROBLEMA

O problema do Brasil é o poder público. Os políticos correm atrás de arrecadar mais através de cobrança de mais e mais impostos, para não faltar dinheiro parar pagar os funcionários e os aposentados. Eles engolem 70% de tudo que se arrecada incluindo aposentadorias. Para os libertários, um grupo de pessoas que concluíram que melhor seria estado nenhum ou, no máximo, um estado mínimo, todo imposto é roubo. Todos os dias tem algum imposto para pagar. Por enquanto não pagamos pelo ar que respiramos. Você paga imposto para tudo, até na hora de vender um carro. Quando compra também paga. Cada operação significa o pagamento de algum imposto. Quando encosta na bomba para abastecer então nem se fala. A metade do que se paga pelo litro da gasolina é imposto. A metade do preço de um carro também é imposto. Aqui se paga caro até para comprar remédios. Nos países ricos não existe isso. Para fazer a carteira de motorista, o preço custa 10 vezes mais do que nos países sérios. Os CFCs não tem culpa, são obrigados a cobrar o preço da tabela. Quem manda você assistir aulas teóricas não são os donos dos CFCs. São as leis que nossos políticos fazem. Os absurdos se multiplicam e numa velocidade cada vez maior. Em contrapartida o país não cresce ou cresce muito pouco. Aliás, não fosse o agronegócio e estaríamos pior ainda.

IMPOSTÔMETRO

O Impostômetro de São Paulo fechou com arrecadação até o dia de ontem no valor de R$ 2.201.578.933.108,23 (Dois trilhões, duzentos e um bilhão, quinhentos e setenta e oito milhões, novecentos e trinta e três mil, cento e oito reais e vinte e três centavos). Nunca é por demais lembrar que trabalhamos meio ano só para pagar impostos. O outro meio ano, então, é para nós. O mais grave não é nem pagar muitos impostos. É não ver o retorno em forma de serviços destes impostos. Eles são mal usados, não cumprem a sua finalidade e nada acontece. Na Alemanha, por exemplo, você tem saúde de graça, enfim, não paga quase nada, todos os serviços públicos são de qualidade e de graça. Ensino e saúde de graça, estradas de primeiríssima qualidade, enfim, tudo é o governo que te proporciona. Aqui você se mata trabalhando para pagar impostos e os serviços públicos são o que todos nós conhecemos.

ILHA

Aqui vivemos numa ilha e mesmo assim os serviços públicos deixam a desejar. 70% do que se arrecada de impostos aqui não volta em forma de serviços. São os gastos das Prefeituras. Os Estados e a União são piores ainda. O desperdício é incomensurável. A burocracia é muito grande e ela é insaciável.

Sair da versão mobile