Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 12-12-2025

12/12/2025 - 00h47min

Por Raul Petry

NO CORAÇÃO
É hoje à noite que começa o segundo fim de semana do Natal no Coração na Praça Concórdia. A Praça está decorada, muito bonita de noite, sem muita ostentação, mas com uma decoração de encher os olhos. O Natal é praticamente uma comemoração universal e não tem um único município que quer se queimar com nosso Senhor. E se tocar no coração dele, melhor ainda, mais pontos ganhamos.

FIM DE CICLO
Obras são demoradas mesmo. A Rua Luiz de Camões continua da mesma forma, como se estivesse em obras. Naquela região do bairro Bom Jardim foi feita uma das maiores canalizações de Ivoti. Uma obra esperada por 30 anos pelos moradores do bairro, que sofrem cada vez que dá uma enxurrada. O município está de parabéns porque fez a obra, mas a demora para concluir ela está um tanto demorada.

AQUECIDO
Se tem um mercado que não se sabe para que lado vai, é o mercado imobiliário. Uns dizem que o mercado está aquecido. Outros torcem o nariz. Os prédios em construção em Ivoti são concluídos e em pouco tempo, ocupados pelos compradores. Isto que os juros estão nas alturas. Imagina se os juros no Brasil estivessem em 3%, a explosão imobiliária que não teríamos. Com 15% de juros ao mês é melhor deixar o dinheiro rendendo no banco sem esquentar a cabeça.

PRAZO
Segundo a família, graças a Deus a cirurgia do prefeito Valdir Ludwig ocorreu como o esperado e está em recuperação. Enquanto isso o cargo foi transferido para o prefeito em exercício Alexandre dos Santos. Borracheiro vai bem e foi escolhido de vice enfrentando uma concorrência que não foi pouca. Portanto, está onde está não é por outra coisa a não ser por mérito.

Elegeu-se vereador, mas exerceu o cargo por pouco tempo. Depois virou secretário de Obras, até descobrirem por último que não poderia ter continuado como secretário de Obras porque foi eleito vice-prefeito. E o vice nem o prefeito podem receber salário de secretário por terem sido eleitos. A Lei Orgânica proíbe. A Câmara ficou de mudar a Lei Orgânica para adequar a situação e permitir o desempenho da função.

MAIS UM
Que diabos acontece em Ivoti por causa dos caminhões encalhados no acesso à cidade. Semana passada um caminhão não conseguiu subir a Rua Tuiuti. Nesta semana uma carreta encalhou na subida para a Rua José de Alancar para quem vem de Novo Hamburgo. Foi necessária uma retroescavadeira para empurrar a carreta até a parte de cima da cidade.

CINCO
Na verdade, temos cinco subidas problemáticas. Essa aí para quem vem de Novo Hamburgo e quer ir para a serra, a subida da Nova Vila, a subida para a Picada 48 Alta e a subida para o centro de Ivoti para quem vem da serra. É muita encrenca.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.