Coluna de Ivoti
Panela de Pressão 13/01/26
Por Raul Petry
BOA NOTÍCIA
Tá difícil de achar uma boa notícia neste cipoal de notícias ruins. É bem verdade que para cada notícia boa achamos umas 10 muito ruins que tem origem no governo federal ou estadual. O que vem do poder público, principalmente de Brasília, geralmente não é coisa boa. O campeão da corrupção parece ser mesmo o roubo dos aposentados. Esta aí não tem explicação. Roubar da Petrobrás é uma coisa. Agora rouba de aposentados é de chorar.
COMUNISMO
Não que estamos num regime comunista na verdadeira acepção da palavra. A China é um regime comunista, mas só a nível de poder, de política. Na política a China é uma ditadura de esquerda. No entanto, na área econômica, é mais capitalista do que o Brasil. Os negócios lá são livres, embora o dirigismo central. Contudo, a China é governada com mão de ferro pelo partido comunista e deve ser uma das ditaduras mais sanguinárias. Lá todos os dias alguém leva um tiro na nuca. Basta você se opor ao governo que fica de joelhos e leva um tiro na nuca.
SUCESS0
No entanto, economicamente, a China é um case de sucesso. Os trabalhadores lá só tem um dia de descanso por semana, enquanto que aqui no Brasil estão querendo três em vez de dois como hoje. Eles trabalham 12 horas por dia e não tem rotatividade no trabalho. Quantos e quantos brasileiros estão radicados na China e trabalham lá. Só daqui de Ivoti são vários. E não faz muito tempo que a China era um país paupérrimo, agrário, com 80% da população vivendo no campo comendo arroz, cachorros, gatos e insetos.
PENALIZAÇÃO
A China logo se apercebeu que só mesmo o capitalismo seria capaz de dotar o governo de recursos suficientes para transformar o país na potência que é hoje, 40 anos depois. Aqui no Brasil o empresário é visto como se fosse um criminoso, que tem que ser penalizado cada vez que demite um colaborador. Lá se vão 50% de multa sobre o FGTS por ter demitido alguém. Ou seja, mesmo não tendo outra opção, é multado porque está despedindo alguém. Quando mais difícil é a demissão de alguém, mais difícil é convencer alguém a abrir um negócio. Não é à toa que temos dezenas, centenas de sítios abandonados por este interior sem que ninguém explore as suas potencialidades. Os proprietários simplesmente não botam ninguém para morar lá e explorar a propriedade porque em pouco tempo a propriedade passa de mãos. É inacreditável, mas é o Brasil.
SITIO
Tem um caso no interior de Ivoti, em que uma instituição de educação de Novo Hamburgo tinha um lindo sítio que servia para os alunos passar dias de lazer. Morou lá uma família que fazia os serviços. Entrou na Justiça e os proprietários entregaram o sítio para a família como forma de pagamento. Pode!!!