Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 13/08/2025
Por Raul Petry
COPIAR
Tem um ditado que diz que neste mundo nada se cria, tudo se copia. Portanto, vamos nos puxar e nos transformar numa cidade de eventos. Quando se falava em turismo, principalmente nos anos 2000, eu dava risada. Achava que Ivoti era uma cidade de negócios, de indústrias, de produção, mas nunca turismo. Todo o Vale do Sinos nasceu da indústria. No entanto, nossa localização favorecia também uma inclinação para o turismo. Afinal, estamos ao pé da serra, entre a região metropolitana e a serra propriamente dita.
TUDO PERDIDO
Naquela época se imaginava que a saída seriam os eventos. Entretanto, como apostar em eventos se o único que tínhamos era o kerb e ele estava moribundo, morrendo aos poucos. A primeira batalha foi a restauração das casas de enxaimel no Buraco do Diabo. Quando parecia que tudo estava perdido, com a ideia decidida de nossas autoridades em passar uma retroescavadeira por cima das precárias e abandonadas casas de enxaimel, vieram recursos para a restauração de uma delas. Se não me engano, foi num dos governos do prefeito Arnaldo. Num primeiro momento bastou para salvar as outras também, e logo foram restauradas todas.
MARIA
No governo Maria, vieram a Feira do Mel e a Feira das Flores. Sucedeu-se o Festival da Cachaça e, por fim, a Páscoa. Todos eventos de primeiro nível que transformaram Ivoti na cidade que mais eventos promove em toda a região, com exceção da serra. Ou seja, aproveitamos a localização, entre duas regiões, a proximidade com a região metropolitana e o belo Núcleo de Casas de Enxaimel. Tudo converge para nos transformarmos na cidade dos eventos. Esse é o nosso turismo, não temos nada mais a oferecer.
LIMPEZA
Sinto que neste governo podemos investir firmemente na limpeza da cidade. Criar uma consciência de que aqui é primeiro mundo. Ainda falta muito para chegarmos lá. Ainda há questão de 3 anos, Ivoti era uma lixeira a céu aberto. Não entendi até agora porque os galhos das podas agora não existem mais. Naquela época apodreciam na rua. Outro dia, uma lixeira do centro, daquelas da Prefeitura, ficou com o lixo três semanas sem ser recolhido. Resolvida a limpeza, temos que atacar a falta de flores. Isto já vem sendo feito pela atual gestão.
CIDADE DAS FLORES
Sinto firmeza na atual gestão. Já se vê mais flores pela cidade e foi criado um curso para aprender a plantar flores. O ataque ao embelezamento da cidade tem que começar pela Av.Presidente Lucena, o coração de Ivoti. Ela está numa situação que não condiz com uma cidade como a nossa. Mas o desafio de sermos a cidade das flores e também a cidade dos eventos está lançado. Prefeito com esta determinação temos. Ele precisa liderar este movimento.