Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão 14/01/26

14/01/2026 - 05h41min

Por Raul Petry

INGRESSO
A Prefeitura está inovando este ano no kerb cobrando ingresso. Será cobrado sexta a domingo, só quintas-feiras que não. Os organizadores chamam o kerb de Kerb Solidário. Tudo bem, mas solidário para quem. A incumbência foi entregue para o Rotary, que, por não ter espertise nesta área, repassou a cobrança para uma empresa que tem know how para efetuar a cobrança. Esta empresa vai cobrar de 34 a 38% do valor arrecadado.

SOLIDARIEDADE
O restante será entregue para o Rotary destinar o valor para entidades. Não se sabe se o Rotary vai ficar com algum valor ou se vai repassar tudo. Outra coisa, o Rotary vai destinar a seu bel prazer quanto vai para a Apae, quanto para a Liga e assim por diante. O correto teria sido ter feito uma lei estipulando as condições de cobrança e distribuição, inclusive quanto para cada entidade.

VOLUNTARIADO
Festa solidária é a Oktober de Igrejinha. Lá tudo é feito por voluntários, que não cobram nada. Tudo que sobra é repassado para as entidades do município e da região do Paranhana. Em 2025 foram 3,4 milhões destinados para a segurança, saúde, educação e cultura. Um total de 98 entidades foram beneficiadas.

PEDAL
Já que estamos falando em solidariedade, haverá em setembro o Pedal Solidário do Mel. Este evento havia sido esquecido de colocar no calendário de eventos do município de 2026.

RUA COBERTA
O prefeito Valdir tem o firme propósito de começar a construção da Rua Coberta junto a Praça Concórdia agora nos próximos meses. Para tanto, conta com verba de R$ 1.333.000,00 o governo do Estado. O dinheiro foi destinado para 70 municípios no último dia 30 de dezembro. Os convênios tinham que ser assinados ainda neste ano. Ou seja, era o último dia.

PAI
O pai da criança foi o Podemos de Ivoti, que conseguiu a verba junto ao secretário do Turismo do governo do Estado, Ronaldo Santini. O convênio foi enviado e chegou as 5 da tarde. As 21 horas um assessor ligou paa um vereador dizendo que dos 70 convênios só faltava chegar o de Ivoti. Um secretário da Prefeitura tinha ficado de levar o Note para casa a fim de acompanhar a gestão e recolher a asssinatura do prefeito ainda naquela noite. Não fosse um vereador que batalhou pelo dinheiro e talvez não teria saído. No fim, deu tudo certo.

QUASE
A imagem aérea do Centro de Especialidades é impressionante. Parece um mini hospital mesmo. Ele está 90% pronto. Até o final deste ano deverá ser liberado para uso. A saúde de Ivoti, que já é reconhecida como muito boa, vai dar um salto de qualidade com este mini hospital.

NEPOTISMO
Não é nepotismo que se está praticando no município, mas que está batendo na trave está. Secretária da pasta tal tem grau de parentesco com o prefeito. Outra secretária tem grau de parentesco com vereador. Se são competentes como dizem que é a secretária de Obras, tudo bem. O problema é quando não tem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.