Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 14-08-2025
Por Raul Petry
ACIDENTE
Não acontecem muitos acidentes em Ivoti. Entretanto, os que acontecem sempre tem moto envolvida. Não sei como os motoqueiros, mesmo sabendo dos riscos que correm, trafegam tão loucamente pelas ruas e estradas. A testa é o para-choque do motoqueiro e chega a ser apavorante quando você se depara com os malabarismos que fazem. Quando você vai à Porto Alegre se apavora mais ainda. Os motoqueiros se enfiam no meio de duas fileiras de carros correndo como uns doidos. Será que eles não tem nenhum pingo de amor à vida?
GRAVE
Na terça à noite aconteceu um acidente grave na Av. Presidente Lucena, quando um carro cruzou a frente de uma moto e o choque foi inevitável. O culpado foi o carro. Entretanto, se o motoqueiro não tivesse sido imprudente, não teria acontecido. No meu tempo nem capacete era obrigado a ter, no tempo em que só se produzia Cinquentinha no Brasil. Todas as motos de mais cilindrada eram importadas principalmente do Japão.
CNH
Um caso de polícia e o preço de uma carteira de motorista no Brasil. Os responsáveis são os governos que toleram uma barbaridade dessas. Cadê os deputados numa hora dessas, vendo que o preço da CNH é um absurdo desses. Quem fornece a carteira não tem culpa. Porque uma CNH aqui custa cinco vezes mais do que nos Estados Unidos? Para o sujeito fazer uma carteira de motorista é quase como fazer um curso superior. Na metade do tempo sairiam motoristas melhores do que os que hoje são habilitados.
PIOR
O pior de tudo é o resultado de semanas de esforço para um resultado desses. Metade dos que saem com a carteira no bolso não sabem dirigir. Pode uma coisa dessas. Em Porto Alegre já tem negócios que ensinam as pessoas que recém tiraram sua carteira a de fato dirigir. Porque simplesmente não sabem ou tem medo. Se o medo é o grande terror dos motoristas de primeira viagem, não deveriam receber orientações para perder o medo?
EVENTOS
Teremos dois grandes eventos neste mês de agosto. Na verdade a Expointer vai ser mais tarde neste ano. No entanto, a Expoagas será realizada na semana que vem na Fiergs em Porto Alegre. A meca dos supermercadistas estará reunida na Exposição que tem várias empresas da região expondo. A Expoagas mostra a força do setor, que é um dos mais pujantes de toda a economia. Alimentos são gêneros de primeira necessidade. Não me esqueço de uma solenidade de abertura, quando o presidente da Agas disse que uma frase que chamou atenção. Dizia ele que todos criticam os alimentos produzidos hoje e elogiam o que se comia no passado. Mesmo assim, a expectativa de vida aumenta cada vez mais.
