Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 14-11-2025
Por Raul Petry
MÍDIA
O Diário é, de longe, o maior grupo de mídia da região, tirando Novo Hamburgo. No episódio da perseguição da viatura da Brigada Militar a um casal de moto pelas ruas de Presidente Lucena, o vídeo viralizou e gerou 5,5 milhões de visualizações no Instagram do Diário. Pela primeira vez atingimos este número. Na ação de despejo dos Correios da cidade, chegamos a mais de 2 milhões de visualizações.
PERSEGUIÇÃO
O episódio da perseguição e detenção do casal de moto foi no dia 26 de outubro e repercute até os dias de hoje. Vale lembrar que o casal fugiu da Brigada Militar depois da abordagem, por estarem fazendo pirraças no asfalto. Como o rapaz estava com a CNH cassada, fugiu da Brigada quando ela se aproximou. Aí se iniciou uma perseguição que só terminou em Ivoti.
NÚMEROS
Os números do Diário ninguém tem. Temos 15 mil leitores no jornal impresso, 100 mil acessos únicos por mês no Site, 157 mil seguidores no Facebook e 170 mil seguidores no Instagram. Somando dá um público que não é nada desprezível. Isto se conquistou com muito trabalho e indo de encontro às necessidades de se informar do leitor.
CONSCIÊNCIA
Na semana que vem haverá feriado. Quase ninguém sabe desse feriado e quando ficam sabendo perguntam que feriado é. Trata-se do Dia da Consciência Negra, criado pelo presidente Lula em 2023. Tem dezenas de datas que não são feriados como o próprio Dia do Índio. De repente, o presidente tinha tomado algumas no dia em que assinou o decreto.
PRECONCEITO
Ainda bem que os negros nem precisariam de feriado para as pessoas lembrar da sua existência e do sofrimento que passaram nos tempos da escravidão. Hoje em dia são páginas viradas e não existe mais preconceito racial nem contra o negro tampouco contra qualquer outra etnia. A humanidade age racionalmente mas sempre aprontou das suas ao longo dos séculos. Agora essa de escravizar pessoas não tem explicação. E não faz tanto tempo que isso acabou. Sinceramente não dá para imaginar como foi possível um ser humano tratar outro como se fosse gado, pois era proprietário de outro ser humano. Que coisa de louco!
RESPIRANDO
Estamos respirando os festejos de Natal por todos os lados e parece que cada vez mais cedo. Ainda em outubro começou a se falar no Natal e agora na metade de novembro nem se fala. A partir de agora tudo é Natal.
RETORNO
Quando saiu a portaria de exoneração de Luis Donato Dilly chegou a se pensar que fosse definitivo. Seria lamentável se isso fosse verdade. Donato tem experiência de sobra para ajudar a administração municipal se dar bem com sua competência e experiência de décadas na iniciativa privada. Mas felizmente retornou da viagem a Europa e assumiu de novo.
