Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 15/05/2025
Por Raul Petry
TÍTULO
Termina neste mês o prazo para os eleitores regularizar irregularidades no título eleitoral. Por exemplo, o sujeito que não foi votar tem prazo até o dia 19 para pagar multa ou justificar a ausência nos pleitos.
CABRESTO
O Brasil é o único país que tem uma Justiça destinada especificamente para eleições, a Justiça Eleitoral. Toda esta estrutura é mantida pelo contribuinte, mesmo tendo eleições só de 2 em 2 anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, nem existe título eleitoral. A pessoa vai votar e mostra uma identidade.
OBRIGAÇÃO
Aqui o sujeito é obrigado a votar. Na maioria dos países vai votar quem quiser. Esta obrigação foi feita pelos políticos para garantir que as pessoas vão votar. Assim, a ausência já é de 30 a 40%. Imagina se o voto não fosse obrigatório e levando em consideração que as pessoas não gostam muito de políticos de um modo geral.
GOLPE
Na tarde de terça-feira um cidadão de 72 anos, mas que sempre se gabou de ter memória de jovem, infelizmente foi vítima de um golpe. Foi, sem dúvida, ingênuo e de cabeça fraca.
VÍTIMA
Ele recebeu uma ligação no seu celular e a moça do outro lado da linha disse que era do banco. Ela perguntou se ele tinha feito compras na internet. Respondeu que não. Aí a moça disse que havia duas tentativas de compras em seu nome e que ela só queria alertar. Em primeiro lugar ele não tem cartão de crédito, e sim, uma simples conta corrente em banco.
PIX
Ele já deveria ter desconfiado neste exato momento e desligado o telefone. Ficou meia hora no telefone (que é uma eternidade) e nem os alertas de colegas que ouviam a conversa adiantou. Quando desligou o telefone foi dar uma olhada na sua conta-corrente. O dinheiro que estava lá tinha sumido. Os larápios retiraram o dinheiro da conta dele por pix.
MEL
A partir de agora o que vai reinar é a Feira do Mel, Rosca e Nata a partir do dia 23 de maio. Os números são grandes. 40 mil pessoas, uma centena de comerciantes, rosca a vontade, mel e nata também, além do produto que não me lembro o nome, que é uma mistura de nata com mel. É o evento mais tradicional e charmoso de Ivoti. Só de ouvir falar (mel, rosca e nata), o sujeito já passa a ter água na boca. Uma pequena comitiva visitou os órgãos de imprensa nos últimos 7 dias para divulgar o evento. Prefeito Valdir, secretária do Turismo Raiama, assessor de imprensa Mica e o presidente da Associação dos Produtores de Mel de Ivoti, Nio Seewald. A propósito, a meta dos produtores de mel é vender cerca de 8 toneladas do produto nos dois fins de semana da Feira.