Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 15/07/25
Por Raul Petry
ASSUSTADOR
Tem um vídeo de um plantador de bergamota Bocã que estava chorando. Ele disse que precisava de 150 pessoas por 60 dias para fazer toda a colheita de bergamota bocã e só tinha 6 pessoas. São dezenas de hectares que ele já considera perdidos. Relatos como este são vislumbrados em todo o país. É simplesmente assustador.
NADA
A gente sabe onde está o problema e ninguém faz nada. Rapidamente o PIB vai cair por falta de mão de obra. Ela é generalizada. E não é simplesmente acusar os empresários por eventualmente pagar pouco. Os salários são bons, mas ninguém aparece para trabalhar. O problema está no Bolsa Família e outros benefícios.
DÉFICIT
Onde estão nossas autoridades políticas. É impressionante como assuntos como esse não afetam eles. Fazem de conta como se não fosse com eles. A previsão do próprio Lula é de que o Brasil vai quebrar em 2027, talvez em 2026 logo depois das eleições. O governo teve em 2023 um déficit de 334 bilhões com aposentadorias.
NÚMEROS
Confiram a estatístia estarrecedora do Brasil nos dias de hoje. Tirando idosos e crianças, a população economicamente ativa é de 100 milhões de pessoas. 12 milhões são aposentados. 13 milhões funcionários públicos e, pásmen, 56 milhões recebem Bolsa-Família. Sobram 20 milhões que trabalham na iniciativa privada para pagar toda esta gente. É humanamente impossível isso funcionar.
ACORDAR
Acho que nossos homens públicos tem que acordar e dar um jeito nisso. Quantas bolsas famílias tem na região, São milhares de pessoas. 80% deles podiam muito bem trabalhar. É a mão de obra que falta nas empresas para gerar empregos e renda. Os prefeitos tem que se conscientizar que o estrago está feito e é urgente consertar.
PREFEITO
Tem um prefeito na região que visitou os beneficiados pelo bolsa família e os que tinham condições de trabalhar tirou do benefício, já que tem emprego para eles. O Ministério Publico da União entrou com uma ação na Justiça alegando o Princípio da Proporcionalidade da Constituição para considerar a atitude do prefeito irregular. O Brasil tem jeito?
56 MILHÕES
Os 56 milhões de beneficiários do Bolsa Família há gente que já recebe o benefício há mais de 10 anos. Num município pequeno daqui da região a mãe da responsável do setor de concessão de benfícios da Prefeitura recebe o benefício. Ela mora bem e tem renda suficiente para se manter. Está na hora dos prefeitos olhar para as necessidades de emprego dos seus municípios e tirar do bolsa família os que podem trabalhar.
COMOÇÃO
Se a situação daquele plantador de bergamota não comover nossos políticos e os fazerem arregaçar as mangas para botar gente com saúde para trabalhar tirando o bolsa família, aí não encontramos palavras para descrever tal omissão.
