Coluna de Ivoti
Panela de Pressão 15-10-2025
Por Raul Petry
DIA DO PROFESSOR
Hoje é 15 de outubro, dia do Professor. Não haverá aula hoje em comemoração pela passagem do dia.
EXPLICAÇÃO
O cidadão de Ivoti merece uma explicação das autoridades municipais. Ao contrário dos anos anteriores, este ano não aconteceram as montanhas de galhos nas ruas, muitas vezes por semanas e apodrecendo a céu aberto. Lembro que chegamos a contar mais de 200 desses pontos com galhos de poda amontoados na rua, em cima do passeio público, onde desse. E a solução não veio. Chegamos a chamar a cidade como uma Lixeira a céu aberto.
CÉU ABERTO
Naquela época a gente não entendia porque este acúmulo de galhos aqui em Ivoti, enquanto que nos municípios vizinhos não se via este fenômeno. Isto que em dado momento a Prefeitura adquiriu um equipamento para triturar os galhos e que praticamente não foi usado. O recolhimento era feito por um caminhão terceirizado. Pois a notícia boa surgiu agora neste ano.
DESAPARECERAM
Pois agora este ano desapareceram os entulhos de podas nas ruas de Ivoti. Dificilmente você vê um. A gente passou o ano praticamente despercebido desse fenômeno do passado. O que motivou a transformação. Na época se dizia que um caminhão não dava conta. Agora só se vê dois caminhões denominados de Papapoda circulando pela cidade. Como a época da poda já passou, não temos mais este problema.
ADAPTAÇÃO
Outra situação em que a gente não se dá conta muitas vezes. Você olha vídeos de países do primeiro mundo e nas cidades grandes, as capitais dos países não se vê sujeira na rua. As ruas são limpinhas e não se vê um pedacinho de papel no chão. É impressionante como eles mantém a limpeza das suas cidades. E aquelas cidades estão cheias de imigrantes, pessoas que vieram de seus países onde a realidade é outra. Na verdade, mesmo sendo imigrantes, eles logo se moldam ao ambiente que encontram e se adaptam rapidamente.
LIMPA
Ivoti é uma cidade limpa, mas não tão limpa assim. Se você caminha no passeio público do centro 200 metros, junta tranquilamente 30 papeizinhos no chão. A gente que vive o dia a dia da cidade não se dá conta muitas vezes da sujeira que aparece nas calçadas. Mesmo assim, damos de 10 a 0 em outras cidades. Precisamos criar uma cultura de limpeza na cidade, para podermos vender este peixe para o grande público que nos visita. Cidade limpa, praças limpas e com banheiros, cheias de flores, calçadas sem sujeira, lixeiras por toda parte.
HAVAN
Pois a loja da Havan, prometida há muitos anos para Novo Hamburgo, está chegando. A loja está sendo erguida ao lado do viaduto do Rincão a toque de caixa. Em dois meses um prédio de milhares de m², estará pronto. E o véio da Havan virá finalmente para Novo Hamburgo inaugurar a loja.
