Conecte-se conosco

Colunistas

Panela de Pressão

14/11/2023 - 13h59min

Por: Geison Concencia

Mobilidade Urbana
O Projeto de Mobilidade Urbana, que já está há algum tempo tramitando na Câmara, aguarda a inclusão do Núcleo de Casas Enxaimel em seu texto. Um novo estudo deve ser feito, pela mesma empresa que fez o plano desde o início. Ela deve buscar soluções de mobilidade para solucionar problemas de trânsito para um dos pontos turísticos mais importantes do Município. Acredito que isso é muito importante para o Núcleo, já que amigos próximos comentaram comigo que, muitas vezes, deixam de visitar o local por conta da tranqueira em dias de muito movimento, como acontece nas feiras. Isso acaba prejudicando o faturamento dos expositores. Claro que parte disso já foi amenizado com o estacionamento, que deve ser ampliado para mais vagas.

Gradativamente
Para ser implantado, o projeto depende da necessidade. As estratégias serão adotadas a medida que o trânsito se intensificar e exigir mudanças para melhorar a mobilidade urbana. Talvez, determinados planos fiquem no papel mesmo, se o trânsito não aumentar. Porém, a perspectiva é diferente. A tendência, segundo estudos, será de muito trânsito. Entre as alternativas propostas no projeto, há a transformação da Av. Presidente Lucena, do Bar do Gordo até o Belvedere, ser de mão única.
Mesmo sendo algo a longo prazo, alguns vereadores acreditam que precisa ser planejada, para evitar ser pego com as calças curtas no futuro.

Robôs
A secretária de Educação, Cristiane Spohr, mencionou durante uma sessão da Câmara, em que esteve presente para fazer um balanço da pasta, que o projeto de robótica é a “menina dos olhos” da Educação. Projeto começou este ano e contempla alunos dos anos iniciais e finais. Para os pequenos, eles têm esse aprendizado junto com o currículo. Para os mais “grandes”, há um clube de robótica, que foi ampliado devido a procura. Novos equipamentos também foram adquiridos para atender a demanda na área.

Resíduos
A empresa que realizava o recolhimento de lixo rescindiu o contrato e, por conta disso, a Prefeitura teve que fazer nova licitação. A nova empresa responsável não é daqui. Aparentemente, ela precisa de um tempo para se adaptar a todas as rotas. Ela assumiu quinta-feira, apenas. A partir de terça-feira (14), segundo secretário do Meio Ambiente, Ismael Petry, o serviço deve se normalizar.

Os vereadores pediram, também, que a comunidade compreenda esse momento, que não deve durar muito tempo. Logo a empresa deve recolher normalmente os resíduos. Além disso, parece que a nova empresa contratou os mesmos funcionários, alguns deles, para continuar a executar o serviço, já que conhecem bem o Município.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.