Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 16/09/2025

16/09/2025 - 05h57min

Por Raul Petry

RUA COBERTA
Não tenho maiores informações. Só sei que a Rua Coberta vai se tornar realidade neste governo. O prefeito Valdir é parecido com a ex-prefeita no que tange a busca por recursos nas outras esferas de governo, principalmente federais. Mas, pelo jeito, tem dinheiro disponível também no governo estadual, que é uma novidade. Valdir busca dinheiro na Secretaria de Turismo para investir na Rua Coberta.

RUA SÃO LEOPOLDO
Para quem não sabe, o projeto da Rua Coberta vai ser na Rua São Leopoldo, naquela quadra que vai do começo do estacionamento da Casa Mortuária até a Av. Presidente Lucena, defronte à Sociedade Concórdia. O espaço vai ser muito útil, mesmo porque aquele trecho não é muito necessário para a circulação de veículos. A Rua Coberta está no projeto da administração municipal mesmo antes da implantação da atual administração e deve sair do papel nos primeiros dois anos.

NOVA PETRÓPOLIS
Uma Rua Coberta na redondeza praticamente não existe. Tem uma em Nova Petrópolis, que é o maior sucesso. Quase todos os eventos são realizados lá. Quando o projeto foi lançado pelo então prefeito Lui Schenkel, ele recebeu muitas críticas de tudo que é lado de pessoas que foram contrárias à ideia. Mas ele foi em frente e hoje ninguém mais reclama do espaço. A opinião é livre e qualquer pessoa pode reconhecer que estava errada. Isso não ofende ninguém. É no debate de ideias que reside uma das maiores virtudes do ser humano. Dali nascem a maioria dos projetos vitoriosos.

ROTA COLONIAL
O prefeito também vai dar uma passada na Secretaria do Desenvolvimento Rural para tentar recursos a serem usados na criação da Rota Colonial. Não precisa ser nenhum adivinho para tentar saber onde será a Rota Colonial. O interior de Ivoti é pequeno o suficiente para não deixar dúvidas. Só temos as localidades de Colônia Japonesa, Picada 48 Alta, Picada 48 Baixa, Nova Vila e Picada Feijão. Todas as localidades deverão ser contempladas, talvez com exceção da Colônia Japonesa.

FEIRA
Por falar em Colônia Japonesa, foi realizado no último fim de semana a tradicional Feira que sempre era apenas no último fim de semana de cada mês. Agora ela se realiza de duas em duas semanas. Mesmo assim, o público sempre é grande. As pessoas gostam de sair da cidade e curtir o interior, ainda mais aqui por perto da região metropolitana. A propósito, quem não conhece a Feira da Colônia Japonesa, sugiro que conheçam. Você se sente muito próximo do Japão, tanto por causa da culinária quanto a cultura japonesa que ali é exibida em danças e cânticos.

NÚCLEO
A Colônia Japonesa também ganhará um espaço no Núcleo de Casas de Enxaimel, onde deverá ser realizado anualmente um evento evocando a cultura nipônica. A primeira edição deverá ser no ano que vem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.