Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 16-10-2025
Por Raul Petry
FLORES
Ainda se fala pouco na Feira das Flores, mas a partir de agora começamos a sentir epidermicamente a grande Feira que se aproxima. A Feira das Flores é um dos quatro grandes eventos que temos na cidade. Ela inicia na sexta e vai até domingo. Na semana que vem novamente de sexta a domingo. Trata-se da 17ª edição. A Feira iniciou na gestão de Maria e não parou mais. Lembro que enchi o saco dela para que se fizesse alguma coisa alusiva a flores. Temos muita cara de pau em chamar Ivoti de a Cidade das Flores e nem um evento alusivo tínhamos até então. Daí surgiu a Feira das Flores no Núcleo de Casas de Enxaimel. Ela foi se consolidando e hoje é uma grande festa que leva muita gente até o Núcleo de Casas de Enxaimel.
AGORA SIM
Vou dizer uma coisa. Este ano é o primeiro em que temos clara impressão de que estamos no caminho certo em termos de mostrar mais na direção da Cidade das Flores. Falta muito ainda. Sempre fiquei impressionado com a desconexão que havia entre as autoridades municipais e a realidade da Cidade das Flores. Imprimem um papel timbrado da Prefeitura e lá está, Ivoti a Cidade das Flores. O material de propaganda das festas também botam Ivoti a Cidade das Flores.
PERGUNTA
Pergunto: onde fica esta Cidade das Flores, porque Ivoti perde em termos de plantio de flores para Dois Irmãos e Nova Petrópolis. Talvez agora empate. A Feira das Flores surgiu por causa dessa provocação que fazia há 17 anos atrás acerca da falta de flores e de empenho para realmente fazer por onde e jus ao título de Cidade das Flores. Agora esta realidade começa a mudar.
EXEMPLO
Quando revitalizaram o passeio público no centro, arrancando as velhas calçadas que foram trocadas pelas que hoje tão aí, ninguém teve a mínima preocupação em plantar flores. Podem olhar as calçadas, não existe canteiro com flores igual ao que foi feito agora no passeio público da Rua São Leopoldo. Na verdade, não existia nenhuma preocupação em plantar flores na cidade. Uma vergonha!!!
CULTURA
Vi agora que a municipalidade de Nova Petrópolis trouxe para cá o pessoal do Vale Europeu de Santa Catarina. O Vale Europeu fica no norte do Estado, onde a cultura alemã é fortemente enraizada. Municípios como Pomerode, Indaial, Timbó, Treze Tílias, Blumenau e tantos outros têm muito a nos ensinar. Estamos um tanto atrasados no que tange a vender o nosso peixe. Não que não tenhamos nada de bom. Deus me livre. Nossa região é sensacional e ganha numa coisa deles. A culinária é melhor, aqui se come melhor do que lá. De qualquer maneira sempre temos coisas para aprender com os outros. É aquele velho ditado de que aqui nada se cria, tudo se copia.
