Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 16-12-2025

16/12/2025 - 00h08min

Por Raul Petry

MARLI
Foi eleita e nova Mesa Diretora para o próximo ano na Câmara Municipal. Marli Heinle Gehm será a presidente, Dejair o vice, completando Pires 1º secretário e Armando Frohlich o segundo. Só teve um voto contrário, nunca ninguém vai saber. Por incrível que pareça, o voto é secreto no ano de 2025. Gente, vamos aproveitar e mudar isso aí. Não tem cabimento voto secreto. Qual é o problema os vereadores saberem como votaram? A única coisa que é secreta é o voto nas eleições. O povo elege seus representantes e esse voto é secretíssimo.

MUDANÇA
Já que vão fazer mudanças na Lei Orgânica para permitir que o vice e o prefeito ocupem cargos no Município, seria de bom alvitre que aproveitem a oportunidade, já que estão mexendo na Lei Orgânica e coloquem ali que as votações para presidente, enfim, a Mesa Diretora, seja voto aberto. Nada justifica que votem em bilhetinhos sem se identificar. Enfim, hoje o voto é secreto e o pior, ninguém sabe porquê.

MARCAÇÃO
O vereador Volnei Renato Gross fez um comentário sobre a marcação de consultas na Saúde de Ivoti. Uma senhora chamou pelo celular às 7h02min. E as 7h42 responderam do posto Concórdia de que não tinha mais hora. Volnei disse que não poderia demorar tanto porque as pessoas trabalham. Sugeriu que começassem às 6 em vez das 7 a marcação de consultas. E sugeriu, também, que a secretária comparecesse na Câmara para esclarecer este e outros assuntos.

MARCAÇÃO I
Tem outro caso acontecido dia 10 de novembro, quando uma pessoa chamou às 7h01mn, sem resposta, chamou de novo às 8h04min. Só às 9h10min ela recebeu a resposta de que não havia horário.

ATRASO
Como se sabe, os projetos que tramitam na Câmara Municipal têm um período de quatro sessões para serem votados. O problema é o seguinte: a Prefeitura só enviou agora os projetos de destinação de verbas para as entidades como Liga, Apae, Consepro, etc. E não haveria mais tempo hábil para a votação. É claro que se dará um jeito, pois o dinheiro para estas entidades que provém do município não é pouco.

AUXILIO PERMANÊNCIA

Quanto ao projeto do Consepro o Auxílio Permanência que reforça o salário dos policiais também está incluído ali. Provavelmente os vereadores farão uma força tarefa para votar em regime de urgência os projetos.

EVENTOS
Foi aprovado o Calendário de Eventos do Município para o ano que vem. Para que o município destine verba para um evento, é necessário constar na programação de eventos votada semana passada. O número de eventos é enorme, devem passar de 100. Em todos os municípios, o número de eventos é muito grande.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.