Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 17/06/25

17/06/2025 - 00h36min

Por Raul Petry

PERMUTA
Vai ser construído um prédio na Rua São Leopoldo, ao lado da Praça Ecológica. Para tanto deverá ser feita uma permuta de parte da área pertencente a Prefeitura na Rua São Leopoldo por uma área pertencente a Construtora. Volnei foi ver a área e disse o seguinte: que desde 2008 a área indicada para permuta tem isenção do IPTU por ser uma APP. Nos registros da Prefeitura consta que deveria ter ali uma igreja e uma escola. Na prática trata-se de uma APP, com 2 metros de plano e o resto um perau. Como vai ser permutada uma área que tem igreja e escola! pergunta o vereador.

QUEIXO CAÍDO
Quando da sessão da Câmara onde Volnei fez a revelação de que a área oferecida pela Construtora tinha uma igreja e uma escola em cima, todos ficaram boquiabertos, tanto quanto a secretária da Fazenda. Na verdade não tem nada em cima, só nos registros da Prefeitura. Armando Frohlich, que agora é vereador, explicou que em Ivoti existem muitas e muitas áreas que são APP e isentas de pagamento de IPTU, não somente esta. Esta área em questão é considerada imune, ou seja, não precisa pagar por causa da igreja e escola. Muito estranho, quem inventou a igreja e a escola se elas não existem?

ISENÇÃO
A questão das APPs virou uma salada de frutas. Muito se discutiu no passado na Câmara Municipal para isentar as APPs de isenção do IPTU e nunca se conseguiu. Agora se ficou sabendo que existem várias áreas que não pagam por serem APPs. Tem vereador boquiaberto, sem saber o que dizer.

FILA
Há uns 15 dias havia fila de pessoas para atendimento no Mais Vida. Talvez hoje mudou. Marli revelou que temos 16 casos de Dengue e dezenas em estudo. Covid não tem nenhum. Ela pediu a contratação de mais um médico neste momento excepcional de muitas doenças por causa da época.

URGÊNCIA
Sempre nesta época do ano dobra ou triplica o atendimento a pacientes na área da saúde devido a doenças próprias da época. Marcio Guth pediu o projeto hidrossanitário do prédio em construção. Disse que foi procurar e não achou nem sinal do fossa. De qualquer maneira a solução para o excesso de gente a ser atendida é a conclusão do prédio do Centro de Especialidades. Pires disse que num dia foram atendidas 165 pessoas e no outro 208. É muita gente para apenas quatro salas.

NOTA 10
O normalmente crítico Marcio Guth deu nota 10 para o atendimento no Mais Vida. “Show de bola” foi mais uma expressão usada. Para ele o problema é no hospital onde são atendidas as emergências. As pessoas chegam a ir do hospital para o Mais Vida por demora no atendimento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.