Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 17-11-2025
Por Raul Petry
CELULARES
No mês passado rolaram várias oktoberfest na região sul do Brasil. Aqui temos as mais destacadas em Igrejinha e Santa Cruz do Sul. Em Santa Catarina a de Itapiranga e Blumenau, esta última a maior de todas. Quando estava acontecendo a Oktoberfest de Blumenau no último fim de semana, haviam sido roubados cinco celulares. O incrível não é a notícia do roubo dos celulares, mas o que aconteceu depois. Acredite quem quiser, mas todos os cinco celulares foram recuperados pela polícia.
CERVEJINHA
Azar dos ladrões. Eles não se deram conta que estavam roubando num espaço que é de primeiro mundo e não teve cervejinha para eles. Parece incrível, quase inacreditável, que numa multidão como a que comparece na Oktober de Blumenau, a polícia tenha recuperado cinco celulares roubados. Só para termos uma ideia, em Blumenau há 300 câmeras de vídeo, que monitoram o público. Centenas de policiais. Para conseguir uma proeza como essa é necessário muita organização e investimento em segurança.
TEIAS DE ARANHA
Como sempre, o mais combativo vereador de Ivoti, expôs uma situação que ele classificou de vergonhosa. Volnei Gross disse que há vazamento de água num dos registros, porta sem chave, foi instalado um ar condicionado e não tem tomada para ligar ele, em todos os espaços as teias de aranha tomam conta. Só mesmo o piso limpo mereceu aprovação. De resto classificou como cômica certas situações como a do ar que não tem tomada.
NÚCLEO
Durante a semana passada havia quatro ônibus estacionados no Núcleo de Casas de Enxaimel em plena manhã. Sinal de que o local e a cidade estão começando a ser conhecidas e as agências de viagem já dão uma passadinha por aqui. Nunca imaginei que um dia viraríamos uma cidade onde se pode fazer turismo, mesmo que de forma incipiente ainda.
BURLE MARX
Se soubermos explorar melhor a Praça Neldo Holler, também conhecida como Praça Burle Marx, estaria aí mais um ponto a ser visitado, claro que teriam que haver mais investimentos. O nome famoso ela tem porque o projeto da praça é do famoso paisagista. Bota alguém que é do ramo para criar atrações na Praça que se poderá vendê-la como um atrativo.
MEMORIAL
Temos ainda o Memorial da Colônia Japonesa, que também é um ponto turístico e que pode ser visitado por ônibus de excursões. O memorial seria o ponto de partida e dali os visitantes podiam ter contato com a lida diária dos habitantes da Colônia, o que os traria para dentro do Japão. Um pequeno investimento que pode dar frutos. Desta forma, deixaríamos de ser uma cidade que desenvolveu bem o turismo de eventos e que passaria a ter pelo menos três atrações para serem visitadas num dia inteiro de ocupação aqui.
