Coluna de Ivoti
Panela de Pressão – 17-12-2025
Por Raul Petry
9 MILHÕES
A Secretaria do Turismo de Ivoti tem um orçamento de 9 milhões. E este é um bom investimento. Olha a quantidade de eventos que temos. Agora mesmo está rolando o Natal no Coração e a Praça Concórdia está bonita. Toda decorada para o Natal. Os gastos com o Natal não são grandes aqui, não é um evento feito para gastar. Ele é bonito, objetivo, tem bom gosto, a Praça está decorada muito bonita, com pinheirinho e presépio.
ARMANDINHO
O vereador Armando Fröhlich foi funcionário da Prefeitura a vida toda. Era um bom funcionário e atuava na área de plantas e projetos. Agora está aposentado e virou vereador. Como a família dele é grande, não foi difícil se eleger. Como vereador, Armando é muito bom. Tem conhecimentos gerais e conhece bem o município.
2 MILHÕES
Armando reclamou outro dia porque a verba do Gabinete do Prefeito era tão pequena. O gabinete do prefeito equivale a uma secretaria. Eu acho que 2 milhões não é pouco. O prefeito foi eleito para administrar o município e não se preocupar em ele próprio fazer investimentos. Neste aspecto não entendi a reclamação de Armandinho. Ele explicou que era do tempo em que o prefeito tinha 30% da verba.
METADE
Onde está o dinheiro do município mesmo, é na saúde e educação. As duas pastas juntas consomem mais de 50% da receita. O orçamento da saúde explodiu para 22%. O da educação passa de 30%. E isto que o Estado e a União também têm orçamentos altos nestas duas pastas. A educação nos municípios da região é boa.
ENTERRO
Mas onde se enterra muito dinheiro é nas Universidades públicas. Ali tem um professor para cada 7 ou 8 alunos. É um escândalo. O empreguismo nas universidades chega a ser criminoso. É muito dinheiro que é enterrado ali. Estou falando na educação, que deve ser um dos setores mais comportados. Imagina no restante do governo.
NÚMEROS
Não se tem números de 2025 sobre o número de aposentados do município. O último dado que consta no portal da transparência é 2022, quando Ivoti tinha 125 aposentados. Agora deve ter mais, é óbvio. Dinheiro para pagar eles não falta, porque 30% da folha de pagamento dos funcionários vai para o Fundo de Aposentadoria. A Prefeitura recolhe três vezes mais do que o próprio servidor. O correto deveria ser meio a meio.
ILUSÃO
Os órgãos públicos geralmente gastam de 40 a 50% da receita com a folha de pagamento. Ivoti está por volta de 45%. Na verdade, não é 45%, mas muito mais. Só para o Fundo de Aposentadoria lá se vão mais 22%. Aí já estamos em 70% de gasto com pessoal. Bota aí mais 15% para a manutenção da máquina pública e a receita comprometida já vai para 85%. Recurso livre para investimento não passa de 15%.
