Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 18-08-2025

18/08/2025 - 00h14min

Por Raul Petry

TRADICIONAL
Como acontece em todas as segundas-feiras que sucedem a um grande evento em Ivoti, a coluna faz uma análise do que aconteceu e desta vez não poderia ser diferente. O Festival da Cachaça, que é realizado no mês de agosto, teve êxito completo. O público só deixou a desejar no primeiro final de semana. Também pudera, choveu até às 18 horas da sexta-feira e às 19h30min foi a solenidade de abertura oficial. O sábado foi nublado e frio, um dia carrancudo que espantou muita gente. No entanto, o primeiro domingo foi bom. Só não dá para dizer que teve um grande público porque não lotou completamente as dependências do Núcleo. Mas tinha muita gente e todo mundo saiu satisfeito de lá.

ELOGIOS
Uma empresa de Goumert de Novo Hamburgo especializada em drinks, foi taxativa. Segundo eles, as três cachaçarias de Ivoti elevaram o nível do produto a tal ponto que compete de igual para igual com o whisky no segmento de destilados. Hoje em dia a cachaça aparece nos supermercados com o mesmo espaço destinado para a famosa bebida escocesa. Eles agradecem o advento da cachaça de Ivoti pela qualidade que é comprovada pelos inúmeros prêmios que já ganharam mundo afora.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Verdade seja dita. Temos cachaçarias por toda parte. No entanto, a profissionalização que alcançaram nossas cachaçarias não tem igual. Uma delas em especial serve de exemplo para as demais. Aqui só tem lugar para elogios e não inveja. Que bom que temos aqui em Ivoti uma cachaçaria que é campeã em exportação e ganha prêmios mundo afora. As outras duas só atingiram o nível de excelência que tem hoje porque tinham onde se espelhar.

ESPELHO
É assim que se conta uma breve história da cachaça de Ivoti. De uma hora para outra fiquei sabendo que Ivoti era o terceiro município com mais marcas de cachaça registradas no Ministério da Agricultura em Brasília. Perdia só para outras duas de Minas Gerais. Foi o mote que faltava para que começássemos a pensar em algo maior, quem sabe uma festa, festival ou feira acerca da cachaça. Afinal, em termos de quantidade de cachaças éramos bons, o 3º no Brasil. Qualidade então nem se fala. Tínhamos tudo, menos um evento que divulgasse as próprias cachaçarias e a cidade de Ivoti. Surgiu então o Festival da Cachaça de Ivoti.

FALTAVA
Há 8 anos, quando ficamos sabendo do 3º lugar no Brasil, o sonho começou e se concretizar. E 3 anos depois o Festival a Cachaça se tornava realidade. Mas tudo foi possível graças a um fator que nós também tínhamos. O local para a realização do evento. O Núcleo de Casas de Enxaimel era este local, que caía como uma luva para o evento se tornar realidade. Ele começou grande e continua grande. O 3º Festival da Cachaça foi de encher os olhos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.