Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 18-12-2025

18/12/2025 - 00h27min

Por Raul Petry

PODEMOS
O partido Podemos se reuniu na noite de quarta-feira no CTG Sentinela da Tradição para receber o secretário do Turismo do governo do Estado. Estiveram presentes lideranças de 16 municípios da região. Foram proferidas frases de conteúdo erudito, tipo “preparação para o próximo ciclo eleitoral”. A atividade faz parte da estratégia estadual de fortalecimento partidário e preparação para o próximo ciclo eleitoral. O Podemos tem por objetivo eleger dois deputados federais e três vezes mais na Assembleia Legislativa.

PRESENÇAS
Várias autoridades a nível de Estado e da região compareceram. Vereadores de Estância Velha, São José do Hortêncio e Ivoti. Aliás, os três que têm cadeira na Câmara Municipal estiveram presentes. Ivanir Mees, Rodrigo Erhart e Márcio Guth, além de Paulo Kunzler de São José do Hortêncio e Otávio Luft de Estância Velha. Só pelo número de vereadores que o Podemos tem em Ivoti já justificou o encontro na cidade. Trata-se da segunda maior bancada. Duas ex-prefeitas, Corinha Molling de Sapiranga e Ivete Grade de Estância Velha estavam aqui.

AFIANDO
O mundo político está se organizando e todo mundo sabe porque. No ano que vem tem eleições e são as eleições que garantem a sobrevivência de um partido. Como em tudo na vida, novos partidos crescem e velhos caem. O PSDB, por exemplo, passou a viver num ostracismo momentâneo depois de ter sido uma das maiores forças do Brasil. O governador Eduardo Leite e o prefeito de Estância Velha são dois novos nomes do PSDB estadual.

AS VOLTAS
O encontro serviu para a posse da nova Executiva do Podemos de Ivoti. Assumiu a presidência do partido, o ex-vice-prefeito de Ivoti, Beto Schneider. Ele está aparentemente fora da política, mas só aparentemente. Beto gosta da política e não consegue ficar longe. Na eleição municipal não se envolveu muito ou praticamente nada. Ele é empresário e a política não é uma boa para empresários. Política e negócios não combinam, dependendo do negócio.

MERCADO
Se o teu mercado é fora daqui, se você não tem clientes na cidade e redondezas, não tem problema. O negócio pode funcionar bem mesmo você sendo um político local. Vendendo pra China, o negócio não vai ter implicância na política local. Na política você toma partido e perde clientes como no caso de Beto, que é proprietário de uma funerária bem sucedida. Não dá pra colocar o negócio em jogo por causa da política.

GUTH
O vereador Marcio Guth foi o único que votou contra a Mesa Diretora eleita para o ano que vem e que tem Marli Heinle Gehm na presidência. Mesmo sendo secreto, foi Marco Guth que disse não. Ser presidente da Câmara para Marli não é nenhuma novidade. Novidade mesmo é o prefeito em exercício Alexandre dos Santos. Ele não tem nem perto da vivência na política como Marli, mas ganhou dela no voto em 2020.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.